Os futuros dispositivos Pixel da Google podem ser dos primeiros a receber algumas das novas funcionalidades do Android 16. Entre as quais encontra-se uma que pode melhorar consideravelmente o tempo de arranque do sistema.
O Android 16 deve contar com uma nova funcionalidade, apelidada de “Performance Mode”, que pode vir a melhorar significativamente o desempenho do sistema durante o arranque. Este modo, quando ativo, pode melhorar em 30% a velocidade de arranque do sistema.
A descoberta partiu do programador Mishaal Rahman, que analisando as alterações mais recentes do Android Open Source Project, descobriu referências a este novo modo de desempenho.
Embora o nome possa sugerir ser um modo avançado de desempenho para o Android, na realidade o mesmo foca-se ao carregamento e arranque do mesmo. A ideia será que os módulos do kernel do Android poderão carregar em paralelo, o que pode aumentar drasticamente a velocidade de arranque do sistema.
Em certos casos, o tempo de arranque do Android 16 pode vir a ser 30% mais rápido do que em versões anteriores do sistema, com o mesmo hardware. Curiosamente, o código fonte do Android indica diretamente um dispositivo: o Pixel 10.
O novo Pixel 10 ainda não foi oficialmente confirmado pela Google, mas a empresa já parece estar a usar o mesmo em testes do Android 16, comparando o desempenho final deste. No caso da funcionalidade em causa, o Pixel 10 surge com um desempenho 30% superior ao dos modelos anteriores sem a funcionalidade.
Embora o Pixel 10 tenha sido indicado no código, é bastante provável que esta melhoria do sistema venha a notar-se também em outros dispositivos, até mesmo de marcas diferentes, que adotem o Android 16.
De relembrar que a Google ainda se encontra na fase beta do Android 16, embora se espere que o sistema venha a ser lançado durante este ano.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!