As autoridades continuam a apertar o certo contra práticas de burlas em Portugal, e recentemente, a PJ confirmou ter realizado uma nova detenção tendo como suspeita a realização de burlas informáticas.
A PJ, através da Unidade Local de Investigação Criminal de Évora, confirmou ter detido em Campo Maior cinco suspeitos da prática de crimes de burla informática, falsidade informática e acesso ilegítimo a sistemas.
Estes suspeitos encontram-se associados a roubos de quase 19 mil euros em Outubro de 2022. Todos os suspeitos pertencem à mesma família, e viviam unicamente das burlas realizadas em várias plataformas de venda de produtos usados.
Os mesmos tentavam extorquir as vítimas ao questionarem se poderiam realizar o pagamento dos produtos em venda por intermédio do MBWay, mas no processo enganavam as vítimas para as levar a autorizar o uso dos seus cartões de crédito e acesso à conta bancária.
Este formato de burlas tem sido bastante propagado em plataformas de vendas de produtos usados, onde as vítimas são levadas a associarem as suas contas a contas MBWay em controlo dos atacantes, que depois as usam para roubar os fundos das contas bancárias e cartões bancários das vítimas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!