A Apple tem vindo a apostar em força na Inteligência Artificial, embora o que foi revelado até agora pela empresa ainda se encontre muito longe de algumas plataformas rivais no mercado. Apesar disso, a empresa parece focada em continuar a desenvolver a tecnologia.
Os mais recentes rumores apontam agora que a Apple pode vir a continuar a apostar na IA, mas mantendo em foco a privacidade dos seus clientes. Segundo o analista Mark Gurman, a Apple encontra-se a trabalhar num sistema que será capaz de analisar e treinar os modelos da empresa, com os dados dos utilizadores, sem enviar essa informação para os servidores da mesma.
A ideia da Apple será usar dados sintéticos para analisar a informação dos utilizadores, e usar os mesmos para rapidamente apresentar informações e contextos para os modelos de IA locais, sem enviar essa informação diretamente para os sistemas da empresa.
Os dados sintéticos são basicamente informação falsa, mas aparentemente “realista”, que a Apple criou para usar como forma de pesquisa pelos modelos de IA. Esses dados são depois usados para comparar com as informações existentes nos dispositivos dos utilizadores, nos seus emails e em outros serviços da Apple.
Usando estes dados, a Apple pode treinar os seus modelos de IA, sem diretamente recolher dados dos utilizadores para tal. A informação é baseada nos dados que a própria Apple criou, e dessa forma, não integram detalhes pessoais de forma direta.
No entanto, existe a questão se este sistema será eficaz na tarefa que se pretende. Atualmente, as ferramentas de IA que a Apple fornece para os seus sistemas e dispositivos ainda tendem a ser bastante fracas – como é o caso das ferramentas de ajuda na escrita, que apresentam vários erros e falhas.
Com este sistema, a Apple pode “analisar” os dados privados dos utilizadores, sem enviar nada para a cloud, e ao mesmo tempo ajuda a treinar os seus modelos de IA no processo. Espera-se que as melhorias feitas neste campo de IA venham a surgir nas futuras versões do sistema da Apple.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!