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imagem do jogo Oblivion Remastered

 

O lançamento inesperado de The Elder Scrolls 4: Oblivion Remastered no passado dia 22 de abril, após semanas de especulação, marcou a atualidade dos videojogos. A sua chegada imediata ao Game Pass catapultou-o para um sucesso instantâneo, dominando as atenções e, consequentemente, ofuscando outros lançamentos, especialmente no segmento independente (indie).

 

O impacto nos estúdios independentes

 

A situação gerou reações no seio da indústria, nomeadamente por parte de Jonas Antonsson, da editora indie Raw Fury. Através das redes sociais, Antonsson alertou para as consequências potencialmente devastadoras que lançamentos surpresa de grande escala podem ter sobre os jogos mais pequenos que chegam ao mercado na mesma altura. Segundo ele, estes títulos acabam por ser "enterrados" pela atenção mediática concentrada nos gigantes.

 

"Pessoalmente, adorei e ainda adoro Oblivion, e estou entusiasmado por vê-lo ganhar nova vida e ser apresentado a uma nova geração de jogadores", afirmou Antonsson. "No entanto, da perspetiva das editoras indie, este é o problema com lançamentos surpresa desta magnitude. Tudo o resto é basicamente 'enterrado'."

 

Antonsson salientou ainda as limitações das editoras independentes: "Não temos dinheiro ou força [recursos] para desperdiçar, portanto tudo é cuidadosamente planeado, incluindo a data de lançamento, de acordo com outros lançamentos, para tentar maximizar as probabilidades de ganhar atenção."

 

Post Trauma: Uma vítima do timing

 

A crítica de Antonsson ganha um peso particular porque a sua editora, Raw Fury, foi diretamente afetada. Precisamente no mesmo dia 22 de abril, a Raw Fury lançou Post Trauma, um título de terror e puzzles desenvolvido pela Red Soul Games e inspirado na estética da era da PlayStation 2.

 

Contudo, com todas as atenções viradas para o regresso de Oblivion, Post Trauma passou praticamente despercebido. Jonas Antonsson não escondeu a frustração, partilhando a "dor" sentida pela equipa de desenvolvimento perante a falta de visibilidade do seu trabalho, obscurecido por um lançamento titânico e inesperado. Este episódio sublinha os desafios enfrentados pelos estúdios independentes num mercado cada vez mais competitivo e dominado por grandes nomes.




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