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Windows 10 wallpaper

 

A Microsoft veio informar os utilizadores do Windows 10 sobre a correção de um problema que afetava as "jump lists" acessíveis a partir do Menu Iniciar e da Barra de Tarefas. Curiosamente, esta falha, que começou a manifestar-se com a atualização KB5052077 distribuída a 25 de fevereiro de 2025, só agora foi formalmente reconhecida pela gigante tecnológica, apesar de a solução já ter sido implementada.

 

O que aconteceu com as 'jump lists'?

 

Com base em documentação oficial publicada recentemente, a Microsoft confirmou ter recebido múltiplos relatos de utilizadores que se viram impossibilitados de abrir as "jump lists" associadas a aplicações afixadas na barra de tarefas. Estas "jump lists" são, essencialmente, menus contextuais que surgem ao clicar com o botão direito do rato no ícone de uma aplicação, oferecendo acesso rápido a ficheiros recentes ou ações comuns.

 

O problema parecia afetar sobretudo aplicações que dependem fortemente desta funcionalidade para listar documentos recentes, como é o caso do Excel ou do Word. A dificuldade surgiu após a instalação da atualização cumulativa KB5052077 ou de atualizações posteriores lançadas para o Windows 10.

 

Causa do problema identificada pela Microsoft

 

A investigação da Microsoft apontou a causa do problema para a introdução faseada de uma nova experiência de gestão de contas diretamente no Menu Iniciar do Windows 10. A empresa detalhou: "Este problema foi causado pela implementação recente de uma funcionalidade que integra experiências de controlo de conta no Menu Iniciar para utilizadores no Windows 10 22H2."

 

Esta nova funcionalidade começou a ser distribuída gradualmente aos utilizadores em março de 2025, através do método conhecido como "Controlled Feature Rollout" (CFR). Este processo permite à Microsoft lançar novas características de forma controlada para um conjunto específico de dispositivos compatíveis antes de uma disponibilização mais alargada.

 

Resolução já implementada (e automática)

 

Felizmente para os utilizadores afetados, a Microsoft agiu para conter o problema. A empresa interrompeu a distribuição da funcionalidade causadora do erro no dia 25 de abril de 2025. Simultaneamente, implementou uma correção através de uma "alteração de serviço" que foi distribuída automaticamente a todos os computadores afetados que estivessem ligados à Internet.

 

Isto significa que a maioria dos utilizadores não necessita de realizar qualquer ação manual. A Microsoft assegura que, após o próximo reinício do sistema, o problema deverá estar completamente resolvido.

 

Importa sublinhar que esta falha afetou exclusivamente as edições Home e Pro do Windows 10, versão 22H2. Os utilizadores do Windows 11 não foram impactados por este problema específico.




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