1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Windows 10 logo

As atualizações de segurança "Patch Tuesday" deste mês de agosto têm sido uma verdadeira montanha-russa para os utilizadores do Windows. Depois de uma série de relatos sobre erros de instalação, corrupção de dados e até problemas com as opções de recuperação do sistema, a Microsoft vem agora confirmar a resolução de mais uma falha significativa que afetava as atualizações para versões mais recentes do Windows e Windows Server.

O erro 0x8007007F que bloqueava os upgrades

O problema mais recente surgiu após a instalação das atualizações cumulativas lançadas no passado dia 12 de agosto. Utilizadores que tentavam atualizar os seus sistemas operativos através do programa de Instalação do Windows deparavam-se com o erro 0x8007007F, que impedia o processo de ser concluído com sucesso.

Esta falha afetou um leque considerável de percursos de atualização, bloqueando a transição de várias versões do Windows 10 para o Windows 11, bem como entre diferentes edições do Windows Server.

Versões afetadas pela falha de atualização

De acordo com a informação partilhada pela Microsoft, os caminhos de atualização específicos que estavam a ser impactados por este bug eram os seguintes:

  • Do Windows 10 (versão 1809, 21H2 e 22H2) para o Windows 11 (versões 22H2 e 23H2).

  • Do Windows Server 2016 para o Windows Server 2019 ou Windows Server 2022.

  • Do Windows Server 2019 para o Windows Server 2022.

A empresa de Redmond fez questão de sublinhar que as versões mais recentes, como o Windows 11 24H2 e o Windows Server 2025, não foram afetadas por este problema.

Microsoft resolve o problema, mas a comunicação tardou

Numa nota curiosa, a Microsoft revelou na sua página oficial Windows Release Health que o problema foi, na verdade, resolvido no dia 15 de agosto, três dias após o lançamento das atualizações. No entanto, a informação só foi tornada pública no painel de estado no dia 18 de agosto.

A empresa não esclareceu o motivo deste atraso na comunicação. Ainda assim, a boa notícia é que a falha está corrigida e os utilizadores que se depararam com o erro 0x8007007F devem agora conseguir realizar a atualização para as versões mais recentes do Windows sem qualquer impedimento.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech