
A Microsoft confirmou que as mais recentes atualizações de segurança de agosto de 2025 estão a causar problemas significativos nas operações de reposição e recuperação em sistemas com o Windows 10 e versões mais antigas do Windows 11. A falha impede que os utilizadores consigam reinstalar o sistema operativo de forma correta.
Num comunicado recente, a empresa detalhou o problema: "Após instalar a atualização de segurança de agosto de 2025 [..] em qualquer uma das versões de cliente mencionadas na secção 'Plataformas afetadas', as tentativas de repor ou recuperar o dispositivo podem falhar".
As funções e versões afetadas pelo problema
Este novo bug afeta diretamente os utilizadores que tentam utilizar a funcionalidade "Repor este PC", seja para reinstalar o sistema mantendo os ficheiros pessoais, seja para utilizar a ferramenta "Corrigir problemas utilizando o Windows Update", que preserva também as aplicações e definições.
O problema também se estende ao ambiente empresarial, impactando os administradores de sistema que recorrem à reposição remota de dispositivos através do fornecedor de serviços de configuração RemoteWipe (CSP).
De acordo com a Microsoft, a falha afeta as seguintes plataformas após a instalação das atualizações correspondentes:
Windows 11 23H2 e Windows 11 22H2 (KB5063875)
Windows 10 22H2, Windows 10 Enterprise LTSC 2021, Windows 10 IoT Enterprise LTSC 2021 (KB5063709)
Windows 10 Enterprise LTSC 2019, Windows 10 IoT Enterprise LTSC 2019 (KB5063877)
Microsoft já trabalha numa solução
A empresa de Redmond já está a desenvolver uma correção para este problema. A solução deverá ser disponibilizada através de atualizações extraordinárias (fora do ciclo normal) para todas as plataformas afetadas ao longo dos próximos dias.
Este incidente soma-se a uma série de outras falhas recentes relacionadas com as atualizações do Windows. Recentemente, a Microsoft teve de resolver um bug que provocava erros na instalação de atualizações a partir de partilhas de rede, e outro que causava o erro 0x80240069 em sistemas que recebiam updates via Windows Server Update Services (WSUS).
Em julho, a empresa também resolveu um problema que provocava o reinício inesperado de máquinas virtuais e serviços de cluster após a instalação das atualizações de segurança para o Windows Server 2019.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!