Se ainda se encontra sobre o Windows 10 e instalou recentemente a atualização KB5012599, é possível que tenha alguns problemas a iniciar alguns navegadores no sistema.
Desde que a atualização foi lançada, e os utilizadores começaram a instalar a mesma, aumentaram os relatos de erros na abertura de alguns navegadores, nomeadamente do Firefox e de outros baseados no Chromium.
A atualização KB5012599 foi disponibilizada para o Windows 10 durante esta semana, sendo que os utilizadores rapidamente confirmaram que a mesma também leva a que os navegadores apresentem o erro 0xc0000022 durante o arranque, impedindo o uso do mesmo.
O erro parece não ocorrer sobre todos os navegadores. De momento parece que este verifica-se mais no Edge, Chrome e Firefox. No entanto, nos mesmos sistemas onde o erro ocorre com estes navegadores, o Brave, Opera e Vivaldi continuam a funcionar corretamente.
Ainda se desconhece exatamente qual a causa destes problemas, sendo que a Microsoft não deixou qualquer comentário sobre o caso. No entanto, existe um ponto em comum sobre todos os sistemas que possuem falhas: estes encontram-se com o antivírus ESET.
É possível que a falha esteja a ser verificada devido a alguma incompatibilidade entre a atualização do Windows e do ESET. Este programa de antivírus conta com uma funcionalidade de proteção dos navegadores instalados no sistema, que permite abrir uma versão segura dos mesmos para algumas atividades online – como pagamentos.
As falhas parecem relacionadas com a versão segura do navegador ou a identificação dos processos. Este pode ser o motivo pelo qual nem todos os utilizadores se encontram a verificar os problemas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!