O PayPal anunciou hoje os seus planos para lançar pagamentos contactless na Alemanha, permitindo que os utilizadores alemães de iPhone realizem compras em lojas físicas através da tecnologia "tap-to-pay" diretamente com as suas contas PayPal. Esta novidade surge como uma consequência direta da Lei dos Mercados Digitais (DMA) da Europa, que obrigou a Apple a abrir o chip NFC dos seus dispositivos a aplicações de terceiros.
Bruxelas abre a porta: Digital Markets Act permite a novidade
A entrada do PayPal neste segmento só é possível graças à Lei dos Mercados Digitais europeia. Esta legislação impôs à Apple a abertura do seu chip NFC, até então maioritariamente reservado ao Apple Pay, a outras aplicações. Com esta alteração, os serviços de pagamento e bancos podem agora oferecer as suas próprias soluções de pagamento por aproximação nos dispositivos da Apple, sem necessidade de recorrer ao Apple Pay ou à aplicação Wallet.
Os utilizadores europeus ganham assim a capacidade de escolher uma aplicação predefinida que é ativada quando o iPhone se aproxima de um terminal NFC ou quando o botão lateral do dispositivo é pressionado duas vezes. Desta forma, pagar em lojas com o PayPal promete ser uma experiência tão fluida quanto a utilização do Apple Pay.
Como vai funcionar o pagamento contactless do PayPal no iPhone?
O PayPal informa que a sua primeira carteira móvel contactless será lançada "nas próximas semanas", tendo a Alemanha como o mercado de teste inicial. Utilizando a versão mais recente da aplicação PayPal num iPhone, os clientes poderão efetuar compras em lojas físicas onde quer que os pagamentos contactless da Mastercard sejam aceites.
Isto significa que a infraestrutura de pagamentos existente da Mastercard será aproveitada para processar estas transações, alargando consideravelmente o número de estabelecimentos onde o serviço poderá ser utilizado desde o primeiro dia.
Alemanha como ponta de lança e incentivos para conquistar utilizadores
Para incentivar a adoção do seu sistema em detrimento do Apple Pay, o PayPal planeia oferecer promoções de cashback através da sua aplicação. Além disso, a empresa pretende, eventualmente, integrar uma funcionalidade de pagamento faseado, com opções de pagamento em seis, 12 ou 24 prestações mensais para as compras realizadas.
A escolha da Alemanha como primeiro mercado não é acidental, sendo um dos maiores mercados europeus e um teste importante para a viabilidade e aceitação desta nova modalidade de pagamento.
Expansão europeia no horizonte
O acesso à tecnologia NFC para aplicações bancárias e de carteira digital está disponível no Espaço Económico Europeu (EEE), que engloba os 27 países da União Europeia, para além da Islândia, Liechtenstein e Noruega. Embora o lançamento inicial se foque na Alemanha, é expectável que, após esta fase de teste, o PayPal procure expandir esta funcionalidade a outros países do EEE, potenciando uma maior concorrência no mercado de pagamentos móveis.
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