Os rumores confirmaram-se: a Google está a preparar uma atualização significativa ao visual dos seus sistemas operativos móvel e para wearables. O Android e o Wear OS vão receber uma lufada de ar fresco, tornando-se mais expressivos e animados com a introdução do novo sistema de design denominado Material 3 Expressive.
Esta novidade, que deverá ser lançada ainda este ano com o Android 16 e o Wear OS 6, expande as fundações do Material You, introduzido com o Android 12. O Material 3 Expressive promete "animações mais naturais e elásticas", uma maior sensação de profundidade, "temas de cores dinâmicos" atualizados e uma "tipografia enfatizada". A filosofia parece aproximar-se da abordagem da Apple no iOS, com elementos de software mais reativos entre si e à interação do utilizador, complementados por feedback tátil.
Uma lufada de ar fresco para o Android
A Google destaca, por exemplo, a forma como as notificações saltitam e se movem quando uma é retirada de um grupo no painel de notificações, ou o feedback tátil ao dispensar aplicações no menu de aplicações recentes. Estas novas animações deverão ser notórias em todo o Android 16.
Para além disto, espera-se um uso ainda mais lúdico da tipografia e dos temas de cores nas aplicações da Google, juntamente com um elegante efeito de desfoque no fundo dos menus contextuais. Procurando oferecer mais opções de personalização, a Google anunciou que o menu de Definições Rápidas poderá agora ser adaptado para incluir mais ações, de forma semelhante à Central de Controlo do iOS 18. No ecrã de bloqueio, as aplicações terão também a opção de exibir notificações atualizadas em tempo real, uma funcionalidade que a Google designa por "Live Updates", equivalente às Live Activities do iOS.
Wear OS também recebe um toque de magia
No Wear OS, dado o menor espaço de ecrã, as alterações do Material 3 Expressive poderão parecer menos drásticas, mas ainda assim visíveis. Entre as novidades contam-se novas animações ao percorrer listas e "glances" (vistas rápidas), temas de cores dinâmicos que se ajustam ao mostrador do relógio e melhorias nas notificações para facilitar a interação.
Adicionalmente, a Google promete melhorias de desempenho que poderão resultar num aumento de até 10% na autonomia da bateria dos smartwatches com Wear OS 6.
Design apelativo e acessível: a aposta da Google
O Material 3 Expressive adiciona um toque de originalidade que tem caracterizado o software da empresa nos últimos anos. No entanto, a Google afirma que estas mudanças são suportadas por investigação. Segundo a empresa, o Material 3 Expressive é "a atualização mais pesquisada de sempre ao sistema de design da Google". Num artigo publicado no seu blog oficial de design, a Google explora algumas das suas descobertas, salientando que as aplicações com Material 3 Expressive são atrativas para os jovens – a empresa afirma que até 87% dos jovens entre os 18 e os 24 anos preferem o design expressivo – ao mesmo tempo que são mais fáceis de compreender por pessoas com mais de 45 anos.
O futuro nas mãos dos programadores
Resta agora saber como os programadores irão adotar estas novidades. No mínimo, o Android 16 e o Wear OS 6 prometem ser visualmente mais entusiasmantes do que qualquer lançamento da Google nos últimos anos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!