O Google Fotos, uma das aplicações de gestão de multimédia mais populares, está na iminência de receber uma profunda remodelação visual. A gigante tecnológica parece estar a preparar a implementação do "Material 3 Expressive", um novo paradigma de design que promete modernizar a interface e a experiência de utilização, com as mudanças a estarem previstas para a chegada do Android 16.
A descoberta foi feita pelo portal Android Authority, que analisou o código da versão 7.32.0.765953717 da aplicação. Ao ativar as novas funcionalidades escondidas no APK, foi possível ter um vislumbre do futuro da aplicação de fotografias da Google.
Um reprodutor de vídeo totalmente reinventado
A alteração mais notável e imediata encontra-se no reprodutor de vídeo. A Google abandonou a tradicional barra de progresso horizontal com um ponto circular. Em sua substituição, surge uma elegante barra vertical que indica o tempo decorrido do vídeo.
Esta nova barra de reprodução aparece de forma isolada, com os controlos de pausa e de volume a serem reposicionados logo acima, para um acesso mais limpo e direto. A indicação do tempo de vídeo também foi movida: em vez de estar no final da barra, agora localiza-se imediatamente acima dela. De forma proeminente, no topo e ao centro do ecrã, passará a ser exibida a data e a hora em que o vídeo foi gravado.
Nova interface e mais funcionalidades a caminho
Para além da remodelação do leitor de vídeo, a atualização trará novas formas de interagir com os conteúdos. Serão introduzidos gestos intuitivos, como manter pressionado o lado esquerdo ou direito do ecrã para retroceder ou avançar rapidamente na reprodução.
A secção de pesquisa também não foi esquecida e será redesenhada. O objetivo é oferecer uma experiência mais eficiente, exibindo os resultados mais relevantes numa área dedicada e de maior destaque.
Embora estas alterações mais expressivas estejam ligadas ao Android 16, espera-se que uma atualização mais contida, ainda sem os elementos do "Material 3 Expressive", possa ser disponibilizada aos utilizadores já durante este mês de junho.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!