
A Google continua o seu esforço para modernizar a interface das suas aplicações principais, alinhando-as com a sua mais recente linguagem de design. Desta vez, é o Google Tradutor a receber uma atualização significativa, com um foco especial no ecrã do modo Conversa, que promete ser mais intuitivo e funcional.
Esta novidade surge pouco tempo depois de uma grande atualização em junho, que introduziu no Tradutor um conjunto de ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA), incluindo traduções alternativas, definições, variantes regionais e a capacidade de fazer perguntas sobre o conteúdo traduzido.
As novidades do modo Conversa com Gemini
As mudanças mais recentes foram descobertas na versão v9.13.97 da aplicação pelo portal internacional Android Authority, que conseguiu ativar a nova interface antes do seu lançamento oficial. O novo design do modo Conversa apresenta agora mais elementos visuais e informativos.
Destaca-se uma indicação de que a funcionalidade foi "construída com o Gemini" e um aviso importante de que a "IA generativa pode cometer erros". Além disso, foram adicionados novos botões que permitem uma troca rápida do idioma do interlocutor e uma opção para desativar a reprodução automática das traduções, oferecendo maior controlo ao utilizador.

Interface mais clara e mudanças na usabilidade
Uma das alterações mais notórias é o desaparecimento do botão de acesso rápido ao modo de conversação manual. Para ativar esta funcionalidade, os utilizadores terão agora de aceder ao menu de configurações da aplicação, onde encontrarão a opção "Microfone manual".

A interface de conversação com deteção automática de idioma também foi alvo de melhorias. O novo layout consegue destacar de forma mais eficaz quem está a falar, organizando as traduções de maneira mais limpa e percetível. Os modos de conversação manual e o modo "cara a cara" também foram redesenhados para serem mais detalhados e consistentes com a nova estética impulsionada pelo Gemini.

Ainda em desenvolvimento e sem data de lançamento
É importante sublinhar que estas novas telas e funcionalidades ainda não estão disponíveis para o público em geral. A equipa do Android Authority recorreu a métodos específicos para ativar a nova interface, que se encontra ainda em fase de desenvolvimento. Até ao momento, a Google não anunciou uma data oficial para a sua implementação.
Esta renovação visual faz parte da iminente transição para o "Material Expressive", a nova filosofia de design da Google que já começou a dar os primeiros passos noutras aplicações como o Telefone, Carteira, Gmail e Google Keep, embora a maioria destes novos visuais também aguarde um lançamento oficial.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!