1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

OpenAI operator

 

O Operator do ChatGPT, um agente de Inteligência Artificial (IA) da OpenAI concebido para automatizar tarefas na web, encontra-se atualmente numa fase de "research preview" (pré-visualização de investigação). No entanto, a empresa promete transformá-lo em breve numa "ferramenta muito útil", de acordo com declarações de Jerry Tworek, Vice-Presidente de Investigação da OpenAI.

 

O que é o ChatGPT Operator e a quem se destina?

 

Anunciado em janeiro pela OpenAI, o Operator foi disponibilizado inicialmente para os subscritores do plano Pro, que tem um custo de 200 dólares mensais. A premissa desta ferramenta de IA é simplificar a vida dos utilizadores, automatizando tarefas repetitivas realizadas no navegador de internet que, habitualmente, não exigiriam grande atenção, mas consomem tempo.

 

Em vez de o utilizador navegar manualmente para encontrar informações ou realizar ações online, o Operator poderia encarregar-se dessas missões. Exemplos práticos incluem o preenchimento de formulários, a encomenda de comida ou a compra de mercearias através da web, tudo delegado ao agente de IA.

 

Estado atual: Uma "research preview" com limitações

 

Apesar da visão promissora, o Operator, no seu estado corrente, ainda não atingiu um nível de produtividade ou utilidade que o torne indispensável. Relatos indicam que a ferramenta falha frequentemente em tarefas consideradas básicas, refletindo a sua natureza experimental enquanto "research preview".

 

OpenAI promete um futuro "muito útil" para o Operator

 

Contudo, a OpenAI não baixa os braços e tem planos ambiciosos para o futuro do Operator. Numa sessão de "Ask Me Anything" (AMA) na plataforma Reddit, Jerry Tworek, Vice-Presidente de Investigação da OpenAI, revelou que estão previstas melhorias significativas para a ferramenta. "Já temos uma superfície de produto que pode fazer coisas no seu computador - chama-se operator, ainda é uma pré-visualização de investigação, mas estamos a planear fazer algumas melhorias em breve e poderá tornar-se então uma ferramenta muito útil", escreveu Tworek num post no Reddit.

 

Esta declaração sinaliza um forte empenho da OpenAI em refinar o Operator, transformando-o de uma promessa com falhas numa solução robusta e eficaz para os utilizadores.

 

Rumo a uma plataforma de IA integrada com GPT-5?

 

Jerry Tworek também sugeriu que a OpenAI poderá, eventualmente, unificar estas diversas ferramentas de IA, criando uma experiência mais coesa, quem sabe sob a forma de uma plataforma de Inteligência Artificial.

 

Embora a abordagem específica para esta integração ainda não seja conhecida, a OpenAI já tinha confirmado anteriormente planos para integrar múltiplos produtos ou modelos no seu próximo modelo fundacional, o muito aguardado GPT-5. A evolução do Operator poderá, assim, ser um passo importante nessa direção, contribuindo para um ecossistema de IA mais poderoso e sinérgico. Resta aguardar para ver como estas promessas se materializarão.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech