A Microsoft deu o pontapé de saída para a disponibilização de uma versão inicial da sua experiência Copilot dedicada ao universo dos videojogos. Os utilizadores que participam no programa de testes já podem aceder ao Copilot através da aplicação móvel Xbox, tanto em dispositivos iOS como Android, transformando o assistente numa ferramenta complementar para tarefas como descarregar jogos, consultar listas de conquistas e muito mais.
Um assistente de IA na palma da mão para jogadores Xbox
Esta primeira incursão do Copilot para Gaming permite, numa fase inicial, visualizar rapidamente as conquistas Xbox mais recentes, obter recomendações de jogos com base no histórico de atividade do jogador e pedir dicas ou guias para progredir nos videojogos. Além disso, este Copilot integrado na app Xbox também facilitará o download e a instalação de jogos diretamente na consola.
O Copilot para Gaming, nome oficial da funcionalidade, apresenta ainda uma voz personalizável, à semelhança do que já acontece com o Copilot principal da Microsoft. A interface do chatbot mantém também uma estética familiar entre as duas variantes.
"Nesta versão inicial da funcionalidade para dispositivos móveis, será possível aceder ao Copilot para Gaming num segundo ecrã, sem distrair da experiência principal de jogo", explica Taylor O’Malley, gestor principal de programas na Xbox, numa publicação no blog oficial da Xbox. "O companheiro sabe a que jogo se está a jogar e compreende a atividade na Xbox, podendo assim responder a questões sobre os jogos que interessam, fornecer links para mais informação quando a sua resposta inclui fontes web, ou responder a perguntas com base na conta, histórico de jogo e conquistas."
Visão de futuro: Um treinador de IA integrado na Xbox
A Microsoft ambiciona transformar este Copilot num verdadeiro treinador de IA para videojogos, capaz de guiar os jogadores diretamente na consola Xbox no futuro. A gigante tecnológica já demonstrou no início deste ano como uma futura interface do Copilot para Gaming poderia prestar assistência em Overwatch 2, por exemplo, ao apontar erros cometidos durante uma partida ou ao recomendar escolhas de heróis que complementem o resto da equipa. Demonstrações semelhantes ocorreram com Minecraft, onde seria possível questionar o Copilot sobre como construir objetos, uma funcionalidade que faz lembrar o Copilot Vision já presente no Windows.
Como experimentar e disponibilidade (Portugal de fora para já)
De momento, os testes do Copilot para Gaming estão a decorrer na versão beta da aplicação móvel Xbox nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Japão e Singapura. Embora a Microsoft tenha disponibilizado uma lista completa dos países com acesso à beta, o Reino Unido e a maioria dos países europeus, incluindo Portugal, ainda não têm acesso a esta fase experimental.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!