1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

DNS4EU

A União Europeia deu mais um passo significativo na sua jornada pela soberania digital. Foi apresentado o DNS4EU, um novo Sistema de Nomes de Domínio (DNS) público, criado com o objetivo de reforçar a privacidade dos cidadãos europeus e diminuir a dependência de serviços controlados por empresas norte-americanas, como a Google e a Cloudflare. A promessa é simples: mais segurança, mais privacidade e os seus dados de navegação mantidos dentro da Europa.

O que é um DNS e porque é tão importante?

Pense num servidor DNS como a lista telefónica da internet. Quando escreve um endereço no seu navegador, como "tugatech.com.pt", é o sistema DNS que traduz esse nome amigável para o endereço IP do servidor onde o site está alojado, algo como "192.168.1.1". Sem esta "tradução", a navegação na web como a conhecemos seria impossível.

Atualmente, a maioria das pessoas utiliza os servidores DNS fornecidos pelo seu operador de internet, mas muitos optam por alternativas como as da Google, conhecidas pela sua rapidez, ou as da Cloudflare, que prometem mais privacidade. O problema é que, ao fazer esta tradução, o serviço de DNS regista todos os sites que visita. Esta é uma informação extremamente valiosa que, na maioria dos casos, fica nas mãos de entidades fora da UE, que não operam sob as mesmas regras estritas de proteção de dados.

DNS4EU: a alternativa europeia focada na privacidade e segurança

Para contrariar este cenário, a Comissão Europeia incumbiu a Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA) de desenvolver uma alternativa robusta, segura e privada. O resultado é o DNS4EU.

Segundo o site oficial do DNS4EU, estes servidores foram desenhados para cumprir integralmente o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), garantindo um nível de privacidade superior às suas congéneres americanas. Além de manter os metadados em território europeu, o serviço oferece diferentes níveis de proteção, capazes de bloquear o acesso a websites maliciosos, fraudulentos e de conter spam ou conteúdo impróprio para menores.

Como começar a usar e que servidores escolher?

A configuração é bastante simples e pode ser feita nas definições de rede do seu telemóvel, computador ou router. Basta substituir os endereços DNS atuais por um dos seguintes, de acordo com as suas necessidades:

• Resolução sem filtros

• IPv4: 86.54.11.100
    • IPv6: 2a13:1001::86:54:11:100
    • DNS-over-HTTPS: unfiltered.joindns4.eu/dns-query
    • DNS-over-TLS: unfiltered.joindns4.eu
  • Proteção contra malware e fraude

• IPv4: 86.54.11.1
    • IPv6: 2a13:1001::86:54:11:1
    • DNS-over-HTTPS: protective.joindns4.eu/dns-query
    • DNS-over-TLS: protective.joindns4.eu
  • Proteção infantil (bloqueio de conteúdo adulto)

• IPv4: 86.54.11.12
    • IPv6: 2a13:1001::86:54:11:12
    • DNS-over-HTTPS: child.joindns4.eu/dns-query
    • DNS-over-TLS: child.joindns4.eu
  • Proteção infantil com bloqueio de publicidade

• IPv4: 86.54.11.11
    • IPv6: 2a13:1001::86:54:11:11
    • DNS-over-HTTPS: child-noads.joindns4.eu/dns-query
    • DNS-over-TLS: child-noads.joindns4.eu
  • Bloqueio de publicidade

• IPv4: 86.54.11.13
    • IPv6: 2a13:1001::86:54:11:13
    • DNS-over-HTTPS: noads.joindns4.eu/dns-query
    • DNS-over-TLS: noads.joindns4.eu

É importante notar que o serviço DNS4EU ainda se encontra numa fase beta, o que significa que podem ocorrer falhas ou alguma lentidão pontual enquanto a plataforma é estabilizada e otimizada. Mesmo assim, para quem procura reforçar a sua privacidade online e garantir que os seus dados de navegação não são explorados, o DNS4EU apresenta-se como uma excelente e muito necessária alternativa.

Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech