A Apple prepara-se para lançar uma vaga de novas funcionalidades para os seus populares auscultadores com as futuras atualizações iOS 26, iPadOS 26 e macOS Tahoe. Estas novidades, que serão disponibilizadas através de uma atualização de firmware para os AirPods, prometem melhorar significativamente a qualidade de áudio, a interação e a conveniência de utilização no dia a dia.
Um som de estúdio no seu bolso
A grande estrela das novidades é a capacidade de gravação com qualidade de estúdio, que chegará aos AirPods 4 e AirPods Pro 2. A Apple afirma que esta funcionalidade permitirá aos utilizadores gravar áudio de alta fidelidade para entrevistas, podcasts, músicas ou vídeos, transformando os auscultadores numa ferramenta de captação vocal de elevada qualidade para usar em qualquer lugar.
Esta melhoria não se fica pela gravação. A qualidade do áudio em chamadas no iPhone, conversas no FaceTime e em todas as aplicações que utilizam o CallKit, como o Zoom, também será aprimorada. A textura e clareza da voz tornar-se-ão mais naturais. Esta funcionalidade estará disponível em toda a linha de produtos – iPhone, iPad e Mac – e será compatível com a aplicação Câmara, Dictafone, ditado nas Mensagens e até com aplicações de câmara e videoconferência de terceiros.
O seu dedo é o novo botão de disparo
Outra adição engenhosa é a transformação dos AirPods num controlo remoto para a câmara do iPhone ou iPad. Com um simples pressionar e segurar na haste dos auscultadores, será possível tirar uma fotografia ou iniciar a gravação de um vídeo, tanto na aplicação nativa da Câmara como em alternativas de terceiros. Para parar a gravação, basta repetir o gesto. A Apple destaca a utilidade desta função para criadores de conteúdo, por exemplo para redes como o TikTok, que poderão sincronizar a sua performance com uma banda sonora enquanto gravam o vídeo de forma prática.
Melhorias de conveniência e gestão
A Apple ouviu finalmente os pedidos dos utilizadores e vai introduzir uma interface para atualização manual do firmware dos AirPods. Através da aplicação Definições, quando os auscultadores estiverem ligados, será possível aceder a um novo menu para gerir as atualizações de software.
Para quem gosta de adormecer a ouvir música, um podcast ou um audiolivro, os AirPods passarão a detetar quando o utilizador adormece, pausando automaticamente o áudio.
A integração com o ecossistema Apple também foi refinada. Ao entrar no carro, o áudio que estiver a ouvir nos seus AirPods transitará automaticamente para o sistema CarPlay. Além disso, haverá uma nova opção que permite manter o som sempre nos auscultadores, mesmo quando outros dispositivos de reprodução, como colunas ou o sistema do carro, se ligam ao iPhone.
As novas funcionalidades já estão disponíveis para programadores através de uma versão beta do firmware dos AirPods e o lançamento para o público em geral está previsto para o outono.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!