1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Ubuntu 22.10

 

A Canonical já se encontra a testar a nova versão do Ubuntu 22.10, que vai chegar com várias melhorias e novidades interessantes para os utilizadores.

 

O novo Ubuntu 22.10 “Kinetic Kudu” vai ser oficialmente lançado a 20 de Outubro de 2022, mas os utilizadores que pretendam testar o sistema antes disso podem agora verificar a versão Beta, que já se encontra disponível.

 

Entre as maiores mudanças desta versão encontra-se a chegada da interface GNOME 43, a qual vai permitir obter também algumas melhorias de destaque no sistema. Uma delas pode encontrar-se sobre o novo menu de definições rápidas, que permite aos utilizadores controlarem rapidamente algumas configurações do sistema, diretamente da barra de notificações do mesmo.

 

Nesta secção os utilizadores podem configurar algumas opções rápidas – para comparação, é similar às definições rápidas do Android – com controlos para o Wi-fi, Bluetooth, modo de energia, entre outras.

 

configurações rápidas do Ubuntu

 

As Definições do sistema também receberam algumas melhorias, sendo que a janela agora adapta-se diretamente ao tamanho que seja aplicada para a mesma, com os conteúdos a ajustarem-se ao espaço existente.

Também dentro das definições as opções disponíveis encontram-se mais organizadas e ajustadas para serem mais simples de se usar, e de se encontrar o que realmente se pretende.

 

Novas definições do Ubuntu 22.10

 

Também o Nautilus 43 recebem algumas melhorias, sendo que a interface do mesmo agora adapta-se dinamicamente ao tamanho das janelas, com algumas das configurações a serem automaticamente ajustadas para tal.

 

Gestor de Ficheiros Ubuntu 22.10

 

Outra grande mudança encontra-se a nível do sistema de som, que agora usa o sistema da Pipewire – ficando a par com o que se encontra em vários outros distros. A última vez que o Ubuntu tinha recebido uma mudança tão drástica no sistema de áudio aconteceu com o Ubuntu 8.04 LTS.

Uma das vantagens do Pipewire encontra-se no facto que este sistema encontra-se com um desenvolvimento mais ativo, e conta com menos bugs que as versões alternativas existentes do PulseAudio. Conta ainda com menos uso de recursos e uma melhor compatibilidade com o hardware.

 

Esta versão conta ainda com o Kernel de Linux 5.19, que é a versão mais recente atualmente disponível no mercado. Os utilizadores podem, desta forma, obter todo o desempenho adicional que seria possível com o mesmo.

 

Para quem esteja interessado em testas esta versão, o mesmo encontra-se disponível em formato de testes sobre o site do Ubuntu. No entanto, é importante sublinhar que a versão atualmente disponível ainda é considerada “beta”, e como tal pode conter bugs ou falhas – e não deve ser usada em sistemas de produção que necessitem de software estável.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech