O Snapchat, que só recentemente se expandiu para o watchOS após uma década de existência, está a reforçar o seu arsenal de ferramentas para os criadores de conteúdo. Com os utilizadores a consumirem mais vídeos do que nunca na plataforma, a empresa está a lançar um conjunto de novidades focadas em três áreas críticas: simplificar a edição de vídeo, oferecer uma análise de audiência mais aprofundada e, numa mudança de paradigma, permitir que o conteúdo efémero se torne permanente.
Acabaram-se as dores de cabeça na edição de vídeo
Qualquer pessoa que já tenha tentado criar um vídeo mais complexo no Snapchat sabe que as suas ferramentas de edição podem ser frustrantes. São adequadas para clips rápidos, mas tornam-se um desafio para montagens mais elaboradas. Para resolver este problema, está a chegar "em breve" um novo Editor de Linha do Tempo (Timeline Editor) para os criadores nos EUA. Esta funcionalidade apresenta os clips de vídeo numa linha do tempo clara, permitindo cortar e reorganizar segmentos de forma muito mais intuitiva.
Sobre estas edições, continuará a ser possível adicionar as habituais Lentes e músicas. Para quem procura ainda mais rapidez, um novo modelo chamado "Criar um Vídeo" já está disponível globalmente para utilizadores iOS. A ideia é simples: o utilizador escolhe um conjunto de fotos ou vídeos das suas Memórias guardadas, seleciona uma música da biblioteca da aplicação e, após escolher um modelo, o Snapchat compila tudo automaticamente num único vídeo.
Perceber quem está realmente a assistir
Criar vídeos é apenas uma parte do trabalho. Para ajudar os criadores a perceber se o seu esforço está a ter impacto, a plataforma introduziu novas métricas de análise que oferecem uma visão muito mais detalhada sobre o comportamento da audiência. Em vez de um único número geral de visualizações, os criadores passam a ter acesso a dados mais específicos:
- Visualizadores Recorrentes: Contabiliza o número de pessoas que viram o conteúdo de um criador pelo menos 12 vezes no último mês.
- Taxa Média de Visualização no Spotlight: Mostra a percentagem média de um vídeo que os espetadores realmente assistiram até ao fim.
- Visualizações por Fonte de Tráfego: Indica de onde vieram os utilizadores, seja da página Descobrir, de uma pesquisa ou do seu próprio feed de subscrições.
As Stories agora podem ser para sempre
Durante anos, o conceito central de uma Story do Snapchat foi a sua natureza temporária. Contudo, isso está prestes a mudar com a nova funcionalidade de "Auto-Guardar Stories nos Perfis Públicos". Esta opção, que está a ser implementada globalmente para os criadores, guarda automaticamente as Stories públicas no perfil do criador, criando um arquivo permanente.
A Snapchat salienta num comunicado que a nova funcionalidade "ajuda os criadores a construir uma coleção duradoura dos seus melhores momentos, dando aos fãs uma visão mais profunda da sua jornada criativa e tornando mais fácil manter o conteúdo vivo, acessível e significativo ao longo do tempo".
Nenhum comentário
Seja o primeiro!