A Microsoft acaba de disponibilizar uma nova atualização para o seu browser Edge, destinada ao canal estável (Stable Channel), que eleva a versão para a 137.0.3296.83. Este novo lançamento não traz apenas uma nova funcionalidade focada no mundo empresarial, mas também corrige duas vulnerabilidades de segurança consideradas de gravidade elevada, tornando a sua navegação mais segura.
Implementação Segura de Passwords a pensar nas empresas
A grande novidade desta versão é o suporte para a "Implementação Segura de Passwords" (Secure Password Deployment). Esta funcionalidade, anunciada recentemente pela Microsoft, foi desenhada a pensar nos administradores de TI das empresas. Na prática, permite que estes partilhem palavras-passe encriptadas com grupos de utilizadores específicos.
O objetivo é aumentar a segurança dentro das organizações, ao permitir que os colaboradores iniciem sessão em sites e plataformas sem que necessitem de visualizar a password. Este método reduz significativamente o risco de exposição de credenciais sensíveis.
Correções de segurança críticas herdadas do Chromium
Como é habitual, esta atualização do Edge beneficia das melhorias de segurança implementadas no projeto Chromium, no qual se baseia. Desta vez, foram corrigidas duas falhas de segurança importantes, ambas classificadas com um nível de gravidade "Elevado".
- CVE-2025-5958: Uma vulnerabilidade do tipo "Use after free" no componente de Média do Chromium. Um atacante remoto poderia, através de uma página HTML criada para o efeito, explorar esta falha para corromper a memória (heap corruption).
- CVE-2025-5959: Uma falha de "Type Confusion" no motor V8 (o motor de JavaScript do Chrome). Esta vulnerabilidade permitia que um atacante remoto executasse código arbitrário dentro do ambiente isolado (sandbox) do browser, também através de uma página HTML maliciosa.
Como atualizar e o que esperar da próxima versão
Para garantir que está protegido, pode atualizar o Microsoft Edge manualmente, navegando até ao menu, "Definições", e depois "Acerca do Microsoft Edge", ou simplesmente digitando edge://settings/help
na barra de endereços. O browser irá procurar e instalar a nova versão. Contudo, na maioria dos casos, o Edge atualiza-se automaticamente em segundo plano, aplicando as novidades no próximo reinício.
Recorde-se que a versão 137 do Edge foi lançada no final de maio, tendo marcado o fim de várias funcionalidades como a Carteira (Wallet), o Editor de Imagem e a Super Resolução de Vídeo. Em contrapartida, introduziu o Filtro de Conteúdo Web e melhorias no modo Picture-in-Picture.
Seguindo o seu ciclo de lançamentos de quatro semanas, a Microsoft já aponta para a chegada da próxima grande atualização, a versão 138, durante a semana de 26 de junho de 2025.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!