1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Uber robotaxi

 

A cidade de Atlanta, nos EUA, acordou para uma nova realidade na mobilidade urbana. Os serviços de robotáxi da Waymo, a empresa de condução autónoma da Alphabet (Google), estão agora oficialmente disponíveis através da aplicação da Uber. Esta parceria significa que, ao pedir uma viagem de UberX, Comfort ou Comfort Electric, os utilizadores podem ser surpreendidos pela chegada de um Jaguar I-PACE 100% elétrico e sem ninguém ao volante, pelo mesmo preço de uma viagem convencional.

 

A tecnologia, que parece saída de um filme de ficção científica, torna-se assim mais um pouco mais real e acessível no dia a dia.

 

Uma viagem de Uber... sem condutor

 

A integração foi pensada para ser suave e não causar estranheza. Os clientes que sejam selecionados para uma viagem num veículo autónomo da Waymo recebem uma notificação prévia e têm total liberdade para recusar, optando por um carro com condutor humano.

 

Para os mais entusiastas e curiosos pela tecnologia, é possível aumentar a probabilidade de "ganhar" uma viagem num destes carros do futuro. Basta atualizar as preferências de viagem diretamente na aplicação da Uber para demonstrar interesse em veículos autónomos.

 

"Os habitantes de Atlanta podem agora experienciar a mesma segurança, conforto e conveniência da tecnologia de condução totalmente autónoma da Waymo, à qual milhões de pessoas nos EUA — de São Francisco a Austin — já têm acesso", afirmou Nicole Gavel, diretora de desenvolvimento de negócio e parcerias estratégicas da Waymo, em comunicado.

 

Este lançamento em Atlanta não é uma surpresa total, mas sim a concretização de um plano antigo. A Waymo iniciou os primeiros testes na capital do estado da Geórgia em janeiro de 2018. Em setembro do ano passado, a empresa confirmou que o serviço chegaria no "início de 2025", um prazo que conseguiram cumprir por pouco.

 

Expansão em Austin e a chegada de um novo rival

 

Enquanto lança o serviço em Atlanta, a Uber aproveitou para fazer um balanço da sua frota em Austin, no Texas, onde a parceria com a Waymo arrancou em março. A cidade conta já com 100 veículos da Waymo, com planos para aumentar este número. Segundo a Uber, a aceitação tem sido excelente, com os passageiros a darem uma classificação média de 4,9 estrelas às viagens em carros sem condutor.

 

Contudo, o mercado não vai ficar por aqui. A competição está a aquecer e a Tesla acaba de entrar em cena. A empresa de Elon Musk lançou o seu próprio serviço de robotáxi no passado domingo, dia 22 de junho, prometendo agitar as águas no setor da condução autónoma. A batalha pela liderança nas ruas do futuro está oficialmente aberta.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech