1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Windows 10 wallpaper

 

A Microsoft disponibilizou uma nova atualização de pré-visualização para o Windows 10 (versão 22H2), focada na correção de falhas que impediam o arranque do Menu Iniciar e que causavam problemas na digitalização em impressoras multifunções ligadas por USB.

 

Esta atualização cumulativa opcional, identificada como KB5061087, não está relacionada com segurança e permite que os administradores de sistemas testem as correções antes do seu lançamento geral, que acontecerá com as atualizações cumulativas de julho de 2025 (Patch Tuesday).

 

Problemas com o Menu Iniciar e impressoras resolvidos

 

A atualização KB5061087 aborda diretamente uma falha frustrante que fazia com que as listas de atalhos (jump lists) do Menu Iniciar desaparecessem e, em alguns casos, impedia mesmo o menu de se abrir após a instalação de uma atualização anterior. Adicionalmente, resolve um problema que afetava a funcionalidade de digitalização em impressoras multifunções com interfaces de protocolo duplo ligadas via USB.

 

Outra correção importante diz respeito a um erro na funcionalidade COM (Component Object Model) que resultava em falhas de ativação remota, apresentando o erro 0x8001011 em plataformas Windows.

 

Para instalar esta atualização, basta aceder às Definições do Windows, navegar até "Windows Update" e clicar em "Procurar atualizações". Por ser uma atualização opcional, será necessário confirmar a sua instalação clicando na ligação "Transferir e instalar". Em alternativa, os utilizadores podem descarregar e instalar o pacote KB5061087 manualmente a partir do Catálogo Microsoft Update.

 

Melhorias adicionais e um problema conhecido

 

Com a instalação desta versão de pré-visualização, os sistemas Windows 10 22H2 serão atualizados para a compilação 19045.6036. A atualização de junho de 2025 traz ainda outras melhorias significativas:

 

  • A versão da ferramenta curl incluída no Windows foi atualizada para a v8.13.0.

  • Corrige uma falha que afetava o registo de dispositivos no plugin Entra ID Windows Account Manager (WAM).

  • Soluciona um problema que impedia a remoção completa de pacotes de idiomas e Recursos a Pedido (FOD) não utilizados, o que consumia armazenamento desnecessário e aumentava o tempo de instalação das atualizações.

  • Resolve uma falha que podia levar o sistema a deixar de responder ao confirmar um pedido de quebra de Oplock em recursos localizados em partilhas SMB.

 

A Microsoft informa que a atualização KB5061087 tem um único problema conhecido: o texto em idiomas CJK (Chinês, Japonês, Coreano) pode parecer desfocado ou pouco nítido em navegadores baseados em Chromium, como o Google Chrome e o Microsoft Edge, quando a escala está a 100% (96 DPI).

 

Atualizações de segurança alargadas para utilizadores domésticos

 

Numa nota separada, a empresa de Redmond revelou que os utilizadores domésticos poderão aderir gratuitamente ao programa de Atualizações de Segurança Alargadas (ESU) após o fim do suporte ao Windows 10 em outubro. Para tal, precisarão de 1.000 pontos Microsoft Rewards para resgatar ou de ativar o Backup do Windows para sincronizar as suas definições com a nuvem.

 

Para quem não quiser usar o Backup do Windows ou não tiver pontos suficientes, existe a opção de pagar cerca de 30 dólares (aproximadamente 28€) por um ano de atualizações de segurança alargadas.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech