A Microsoft está a disponibilizar uma nova atualização de configuração para resolver uma falha que está a causar o bloqueio do Windows Update em alguns sistemas com Windows 11. Se as atualizações no seu PC deixaram de responder, esta correção pode ser a solução.
A atualização, identificada como KB5062324, destina-se especificamente a dispositivos que correm o Windows 11 na versão 24H2 e que ainda não tenham instalado a atualização de pré-visualização não relacionada com segurança de maio ou outras mais recentes.
Num documento de suporte, atualizado recentemente e notado pelo site Deskmodder, a empresa explica que "esta atualização de configuração do Windows resolve um problema que pode fazer com que a verificação de atualizações do Windows deixe de responder". A Microsoft acrescenta que um simples reiniciar do sistema deverá permitir que a verificação seja concluída.
Como obter a nova atualização e corrigir a falha
Embora um reinício possa resolver temporariamente o problema, a Microsoft esclarece que "uma resolução permanente para esta questão está contida na atualização de pré-visualização não relacionada com segurança de maio (KB5058499) e em atualizações posteriores". Como tal, a recomendação é instalar sempre a atualização mais recente disponível para o seu dispositivo.
Para os utilizadores afetados que pretendam instalar a correção KB5062324, o processo é o seguinte:
Aceda a Definições > Windows Update.
Ative a opção "Obter as atualizações mais recentes assim que estiverem disponíveis".
Reinicie o seu computador.
Após o reinício, clique em "Procurar atualizações".
É importante notar que a atualização está a ser lançada de forma gradual a nível mundial, pelo que poderá ser necessário repetir o processo de verificação mais do que uma vez até que a mesma apareça.
Um historial recente de percalços nas atualizações
Este não é um caso isolado nos últimos meses. No mês passado, a gigante de Redmond resolveu outra falha que impedia a instalação de atualizações de funcionalidades do Windows 11 24H2 através dos Windows Server Update Services (WSUS), resultando em erros com o código 0x80240069 após a instalação das atualizações de segurança de abril de 2025.
Um mês antes, a empresa corrigiu o que descreveu como um "problema de código latente", que estava a forçar a atualização de alguns PCs para o Windows 11 durante a noite, mesmo quando existiam políticas no Intune para bloquear essa mesma atualização.
A situação estendeu-se também ao ambiente de servidor. Em novembro, a Microsoft reconheceu que alguns dispositivos com Windows Server tinham sido atualizados para o Windows Server 2025 sem o consentimento do utilizador.
Olhando para o futuro, a empresa revelou em maio os seus planos para uma nova plataforma de orquestração de atualizações. O objetivo é unificar o sistema de atualização para todas as aplicações, drivers e componentes do sistema em equipamentos Windows, utilizando a infraestrutura já existente do Windows Update.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!