Muitos utilizadores de iPhone foram surpreendidos com uma notificação push publicitária indesejada, proveniente de um local que consideravam "sagrado": a aplicação Wallet. A promoção, referente ao novo filme de F1 da Apple, oferecia um desconto de 10 dólares (cerca de 9,30€) em dois bilhetes de cinema, se comprados através do Fandango com Apple Pay, mas gerou uma onda de indignação online.
Uma campanha de marketing milionária para um filme de F1
A Apple investiu uma verba considerável neste novo filme, pelo que não é de estranhar a agressividade da sua campanha de marketing. O filme, protagonizado por Brad Pitt, terá custado mais de 200 milhões de dólares a produzir e recorreu a técnicas de filmagem inovadoras. A empresa de Cupertino criou câmaras personalizadas, utilizando componentes do iPhone 15 Pro, para captar imagens dentro dos monolugares e chegou a integrar a sua equipa de ficção, a APXGP, em fins de semana reais de corridas de Fórmula 1. A promoção tem sido massiva, incluindo um "trailer háptico" e destaque na conferência de programadores da Apple, a WWDC.
O princípio da questão: um telemóvel premium não devia ter anúncios
A principal queixa dos utilizadores, expressa em várias plataformas online, é que um dispositivo que custa mais de mil euros não deveria apresentar anúncios nas suas aplicações principais e nativas. Para estes consumidores, o desconto oferecido é irrelevante; o problema reside no princípio de receber publicidade numa aplicação de utilidade num telemóvel considerado premium. A app Wallet é maioritariamente utilizada para transações financeiras e gestão de passes, não para cupões de cinema, como se pode constatar em publicações na rede social X.
Este tipo de notificação parece, inclusivamente, ir contra as próprias diretrizes da Apple para programadores, que estipulam que as notificações push não devem ser usadas para marketing direto, a menos que os utilizadores tenham dado o seu consentimento explícito.
Uma solução a caminho... no iOS 26?
Atualmente, não existe uma forma simples de desativar este tipo de promoções. No entanto, essa realidade poderá estar prestes a mudar. Numa versão beta do futuro iOS 26, foi identificada uma nova opção na aplicação Wallet para desativar promoções. Esta descoberta, reportada pelo TechCrunch, sugere que a Apple poderá ter planos para enviar mais mensagens de marketing no futuro, mas com a possibilidade de o utilizador as poder desativar.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!