A Microsoft começou a integrar diretamente no seu popular cliente de comunicação, o Teams, uma nova funcionalidade chamada Storyline. Para quem já conhece o ecossistema da empresa, o nome pode ser familiar, uma vez que a funcionalidade já existia no Viva Engage (a evolução do antigo Yammer). Agora, chega de forma mais proeminente à ferramenta que muitos utilizam diariamente para trabalhar.
O Storyline transforma o Microsoft Teams, adicionando uma camada social que permite aos colaboradores partilharem atualizações, experiências e pensamentos relacionados com o trabalho de uma forma mais pessoal e menos formal.
O que é e como funciona o Storyline?
Essencialmente, o Storyline funciona como um feed pessoal para cada funcionário, uma espécie de blog interno ou mural de rede social. A grande diferença para as habituais conversas de grupo é que as publicações não estão ligadas a uma equipa ou canal específico, mas sim ao perfil individual de quem publica.
A mecânica é muito semelhante à do LinkedIn, mas com a particularidade de existir exclusivamente dentro do ecossistema digital da sua empresa. Para facilitar a gestão, todas as publicações que um utilizador faz ficam agregadas numa página dedicada, acessível através do separador de conversa consigo mesmo ("chat-with-self"), criando um único local para gerir o seu próprio feed.
Siga colegas e líderes para um feed personalizado
Tal como em qualquer rede social convencional, pode seguir os seus colegas de trabalho e líderes para que as publicações deles apareçam no seu feed de atividade. Isto significa que passará a ver atualizações de pessoas que escolhe seguir, e não apenas das equipas das quais faz parte.
Esta dinâmica abre novas portas para a comunicação interna. Poderá ver uma atualização de um gestor sobre uma nova diretriz da empresa ou a partilha de uma lição útil por parte de alguém de um departamento completamente diferente, fomentando a partilha de conhecimento e a conexão entre áreas distintas da organização.
Como posso começar a usar o Storyline?
Claro que nada disto funciona se a sua empresa não ativar a funcionalidade. O acesso ao Storyline depende inteiramente das configurações definidas pela organização.
Se o seu administrador de TI ativou a funcionalidade, deverá eventualmente ver uma opção para criar uma "Nova publicação de storyline" no separador de "Chat", logo abaixo do botão para iniciar uma nova mensagem. Caso não a encontre, talvez seja altura de contactar o seu departamento de TI para verificar se a funcionalidade será disponibilizada.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!