1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Microsoft Authenticator

 

Se utiliza o Microsoft Authenticator para gerir as suas palavras-passe, é altura de rever as suas opções. A Microsoft confirmou que vai descontinuar a funcionalidade de gestão de passwords na sua popular aplicação de autenticação, empurrando os utilizadores para o seu browser Edge ou para gestores de palavras-passe de terceiros.

 

A mudança será faseada, dando aos utilizadores algum tempo para se adaptarem, mas o fim da linha está próximo. A informação foi detalhada pela gigante tecnológica numa página oficial de suporte, delineando um calendário claro para a remoção da funcionalidade.

 

O calendário do fim

 

Para garantir que não é apanhado desprevenido, é crucial conhecer as datas-chave deste processo:

 

  • Junho de 2025: Desde o mês passado que a aplicação deixou de permitir a adição ou importação de novas palavras-passe.

  • Julho de 2025: A partir deste mês, a função de preenchimento automático (autofill) deixará de funcionar. Adicionalmente, qualquer informação de pagamento armazenada será eliminada.

  • Agosto de 2025: Neste mês, o acesso a todas as palavras-passe guardadas será completamente removido da aplicação, incluindo quaisquer passwords geradas que não tenham sido guardadas noutro local.

 

Quais são as alternativas?

 

Para os utilizadores que desejam permanecer no ecossistema da Microsoft, a solução apontada pela empresa é a utilização do browser Microsoft Edge. As palavras-passe guardadas na sua conta Microsoft continuarão a estar sincronizadas e disponíveis através do Edge, que manterá as funcionalidades de preenchimento automático em sites e aplicações.

 

No entanto, para quem não utiliza o Edge como navegador principal, esta mudança implica a necessidade de encontrar um novo gestor de passwords. Felizmente, o mercado oferece várias alternativas robustas e independentes de hardware ou de um ecossistema específico, sendo esta a altura ideal para as explorar.

 

As passkeys vieram para ficar

 

Apesar do fim da gestão de passwords, uma funcionalidade importante permanecerá intacta no Microsoft Authenticator: o suporte para passkeys (chaves de acesso). A Microsoft continua a apostar neste método de autenticação mais seguro e sem palavras-passe, pelo que o Authenticator continuará a ser uma ferramenta relevante para quem já adotou ou planeia adotar esta tecnologia.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech