
A Microsoft anunciou que vai descontinuar um suplemento popular do Excel: o Visio Data Visualizer. Esta ferramenta era utilizada principalmente para converter o conteúdo de folhas de cálculo em diagramas Visio, como fluxogramas. O grande benefício era a capacidade de gerar estes diagramas sem necessidade de uma licença Visio.
A empresa anunciou que o suplemento será retirado já no próximo mês, a 8 de dezembro de 2025.
O que acontece depois da reforma?
A partir desse dia, o suplemento deixará de estar acessível na AppSource e no friso do Excel. Todos os modelos associados serão removidos da loja de suplementos e os utilizadores não poderão criar novos diagramas com esta ferramenta.
Como (e até quando) pode salvar os seus diagramas
Apesar do fim iminente, a Microsoft estabeleceu um prazo para que os utilizadores possam salvaguardar os seus trabalhos existentes. Os clientes terão até 2 de março de 2026 para fazer o backup dos diagramas.
A empresa detalha os passos necessários na sua publicação oficial. Os subscritores do Microsoft 365 são incentivados a guardar os diagramas no formato .vsdx, que pode depois ser aberto no Visio para a web. Já os utilizadores não comerciais podem converter o diagrama para um formato de imagem e exportá-lo.
A Microsoft sublinha que, embora a atualização de dados e os próprios diagramas Visio incorporados no Excel deixem de carregar após março de 2026, os dados originais presentes na folha de cálculo permanecerão intactos.
A alternativa (paga) da Microsoft
Embora a Microsoft não tenha declarado explicitamente o motivo da descontinuação, é provável que a empresa pretenda que os utilizadores do Excel passem a utilizar diretamente o Visio.
Como alternativa, a gigante tecnológica recomenda a migração para o Visio Plan 2 e o Visio desktop. O Visio está incluído nalguns pacotes comerciais do Microsoft 365, mas também pode ser adquirido separadamente através do Plano 1 (cerca de 4,70 € por mês) e do Plano 2 (cerca de 14 € por mês).











Nenhum comentário
Seja o primeiro!