1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Dropbox Password

A Dropbox anunciou oficialmente o fim do seu gestor de passwords, o Dropbox Passwords. Lançado discretamente em 2020 como uma ferramenta para competir com soluções estabelecidas como o 1Password e o LastPass, o serviço será totalmente descontinuado, com a eliminação final dos dados dos utilizadores agendada para 28 de outubro de 2025.

A empresa já definiu um calendário claro para o encerramento progressivo do serviço, instando os utilizadores a migrarem as suas credenciais atempadamente para evitar a perda de acesso.

O calendário para o fim do serviço

Os utilizadores do Dropbox Passwords devem estar atentos às seguintes datas-chave para garantir uma transição suave:

  • 28 de agosto de 2025: A partir desta data, tanto a aplicação para telemóvel como a extensão para o navegador passarão a ser apenas de leitura. Isto significa que poderá visualizar as passwords já guardadas, mas não será possível adicionar novas credenciais ou utilizar a função de preenchimento automático.

  • 11 de setembro de 2025: A aplicação para telemóvel deixará de funcionar completamente.

  • 28 de outubro de 2025: O serviço será totalmente encerrado. Todas as funcionalidades, incluindo a monitorização da dark web, serão desativadas e todos os dados dos utilizadores serão permanentemente eliminados dos servidores da Dropbox.

E agora? Dropbox recomenda a migração para o 1Password

Para facilitar a transição, a Dropbox recomenda oficialmente a migração para o 1Password e detalhou os passos necessários para exportar os dados de forma segura no seu comunicado oficial. A empresa assegura que o processo de exportação manterá um elevado nível de segurança e encriptação.

Os clientes que prefiram migrar para outro fornecedor de gestão de passwords podem fazê-lo, mas terão de contactar diretamente o serviço escolhido para compreender os procedimentos de importação de dados.

Para os administradores de equipas, a Dropbox sugere que visitem a consola de administração para identificar os membros que utilizam o serviço e notificá-los diretamente. No entanto, a migração é uma responsabilidade individual, não existindo uma ferramenta de automação para realizar o processo para toda a organização.

Preço mantém-se e o motivo do fecho

Uma nota importante é que, apesar de remover esta funcionalidade, a Dropbox não irá reduzir o preço dos seus planos de subscrição afetados. A empresa justifica a decisão com o argumento de que os seus planos já oferecem um conjunto robusto de funcionalidades de segurança.

Embora não tenha sido fornecida uma razão concreta para a descontinuação, a decisão estará provavelmente relacionada com a dificuldade em diferenciar o produto num mercado de gestores de passwords já bastante saturado.

Independentemente do motivo, a mensagem é clara: os utilizadores devem concluir a migração das suas palavras-passe antes de 28 de outubro de 2025 para não correrem o risco de perderem os seus dados sensíveis.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech