Não tem a certeza se aquele vídeo que acabou de ver no X (o antigo Twitter) é real ou gerado por Inteligência Artificial? A plataforma tem uma nova solução: a própria IA irá ajudar a distinguir os factos da ficção. A empresa de Elon Musk está a desenvolver um novo programa piloto que permite a chatbots de IA gerar Community Notes, o sistema de verificação de factos da plataforma.
As Community Notes são a ferramenta do X que permite aos utilizadores adicionar contexto a publicações, corrigindo informações ou sinalizando notícias falsas. A novidade foi avançada em primeira mão pela Adweek, que explica que o objetivo é aumentar a escala e o alcance desta funcionalidade.
Como vai funcionar a moderação por IA?
Apesar de geradas por algoritmos, estas notas não escaparão à avaliação humana. Segundo a reportagem, as notas criadas por IA passarão pelo mesmo processo de validação das notas escritas por pessoas. Terão de ser avaliadas por contribuidores humanos quanto à sua precisão e marcadas como "úteis" antes de serem exibidas publicamente a todos os utilizadores do X.
Uma ajuda, não uma substituição
Este programa não pretende substituir os contribuidores humanos das Community Notes. Keith Coleman, Vice-Presidente de Produto e responsável pela funcionalidade no X, afirmou à publicação que os dois tipos de notas funcionarão como um complemento valioso. "O nosso foco sempre foi aumentar o número de notas disponíveis. Acreditamos que a IA pode ser uma boa forma de o conseguir", explicou.
O programa piloto arrancou oficialmente no dia 1 de julho, mas as primeiras notas geradas por IA só deverão começar a aparecer de forma generalizada na plataforma dentro de algumas semanas.
Um recurso com um historial controverso
As Community Notes têm tido um percurso de altos e baixos desde a sua implementação. O próprio Elon Musk já admitiu que a ferramenta precisava de uma "correção" e existem relatos de que terá removido notas de contexto que apareceram sob as suas próprias publicações.
Nos últimos meses, o uso das Community Notes tem vindo a diminuir drasticamente. A adição de notas escritas por IA poderá, de facto, aumentar o volume de conteúdo verificado na plataforma, mas resta saber qual será o impacto na qualidade e na confiança depositada nesta ferramenta de combate à desinformação.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!