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Exchange com sinal de alerta

 

A Microsoft está a trabalhar para corrigir uma falha de configuração de DNS que está a causar problemas na entrega de mensagens com códigos de acesso único (OTP) no Exchange Online para alguns utilizadores. Esta situação impede o acesso a e-mails encriptados.

 

Códigos de acesso que nunca chegam

 

Quando um utilizador sem uma subscrição do Microsoft 365 recebe uma mensagem encriptada num cliente de e-mail como o Gmail ou Yahoo, deve receber um segundo e-mail com um código de acesso de utilização única. Este código permite abrir e visualizar a mensagem no portal de Encriptação de Mensagens do Office 365.

 

No entanto, devido a este problema, muitos utilizadores não estão a receber estes e-mails com os códigos. Conforme explica a empresa num novo alerta de serviço publicado no centro de administração, a falha está a afetar utilizadores que aguardam por estas mensagens OTP para aceder a conteúdos protegidos.

 

A culpa é de uma configuração de DNS

 

A Microsoft confirmou que a raiz do problema foi uma configuração incorreta nos registos do Sistema de Nomes de Domínio (DNS). "Os registos DNS do domínio que fornece as mensagens de e-mail OTP para mensagens encriptadas ficaram mal configurados, o que está a causar o impacto", afirmou a empresa. Numa atualização anterior, a Microsoft clarificou que o problema se deveu à remoção dos registos DNS necessários para o domínio que gera estes códigos de acesso.

 

A gigante tecnológica acrescentou que a falha afeta especificamente os utilizadores que têm processos configurados para realizar verificações de DNS em e-mails recebidos. A empresa já corrigiu a configuração dos registos DNS do domínio afetado e está agora a contactar uma amostra de utilizadores para confirmar que a situação foi resolvida.

 

Um problema crítico e um historial de falhas

 

Apesar de a Microsoft ainda não ter fornecido detalhes sobre a dimensão total do incidente, a empresa identificou-o como um problema de serviço crítico no centro de administração do Microsoft 365, o que indica um impacto significativo para os utilizadores.

 

Este não é um caso isolado. Nos últimos anos, a Microsoft tem enfrentado vários incidentes causados por problemas de DNS. Em fevereiro, a empresa resolveu uma falha generalizada de autenticação no Entra ID, também desencadeada por uma alteração de DNS. Em agosto de 2023, uma configuração incorreta num registo DNS SPF resultou em falhas na entrega de e-mails do Hotmail a nível mundial. Recuando até abril de 2021, um defeito no código foi responsável por uma interrupção global que afetou vários serviços da Microsoft devido à sobrecarga dos servidores DNS do Azure.




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