1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Foxconn

 

A Foxconn, principal parceira de fabrico da Apple, ordenou o regresso a casa de mais de 300 dos seus funcionários chineses que se encontravam a trabalhar nas suas fábricas de produção de iPhones na Índia. A notícia, que representa um potencial obstáculo para os planos da Apple, foi avançada pela Bloomberg, que cita fontes anónimas ligadas ao processo.

 

Segundo a mesma publicação, os trabalhadores que receberam ordem de regresso constituem a grande maioria do pessoal chinês da Foxconn nas instalações indianas. Com esta saída, permanecem no país apenas as equipas de suporte de origem taiwanesa.

 

Reviravolta inesperada nas fábricas do iPhone

 

A motivação por trás desta ordem súbita ainda não é clara. No entanto, a Bloomberg nota que esta medida surge num contexto em que as autoridades chinesas têm pressionado os reguladores para limitar a exportação de conhecimento e recursos tecnológicos para a Índia, numa aparente tentativa de proteger a sua própria hegemonia industrial.

 

Este desenvolvimento é particularmente significativo, uma vez que a Foxconn, a par de outros fornecedores da Apple, tem vindo a intensificar a sua capacidade de produção na Índia. Este movimento estratégico visa reduzir a forte dependência que o fabricante do iPhone tem da China para o fabrico do seu hardware.

 

Implicações para a estratégia da Apple

 

A aposta na Índia tem sido um pilar fundamental da estratégia recente da Apple. Em maio, a Foxconn recebeu luz verde do governo indiano para avançar com a construção de uma fábrica de semicondutores no país, um investimento avaliado em 435 milhões de dólares (cerca de 405 milhões de euros).

 

O próprio CEO da Apple, Tim Cook, já afirmou publicamente que a empresa está a importar mais iPhones fabricados na Índia como uma forma de gerir as incertezas relacionadas com as tarifas comerciais dos EUA e outros riscos no comércio internacional. A retirada de pessoal técnico especializado da Foxconn poderá, assim, colocar entraves a esta estratégia de diversificação, cujos efeitos a longo prazo ainda estão por determinar.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech