1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

LibreOffice logo

O LibreOffice, um dos maiores concorrentes do Microsoft Office, prepara-se para introduzir uma funcionalidade há muito aguardada pelos seus utilizadores: o suporte nativo para Bitcoin. A novidade chega vários anos depois de a Microsoft ter implementado uma opção semelhante no Office 2016, preenchendo agora uma lacuna importante para quem utiliza a suíte de produtividade gratuita para gerir ativos digitais.

Um pedido da comunidade tornado realidade

A iniciativa para esta implementação não partiu da equipa de desenvolvimento, mas sim de um pedido de funcionalidade submetido por um utilizador no sistema de registo de bugs do projeto. O utilizador argumentou que o Bitcoin é uma unidade de conta comum e que o suporte nativo "ajudaria os utilizadores a gerir transações de Bitcoin diretamente nas folhas de cálculo, sem a necessidade de soluções de formatação personalizadas".

As especificações técnicas foram claras: utilizar o símbolo ₿ (U+20BF), garantir a precisão de oito casas decimais para representar um Satoshi (a menor fração de um Bitcoin) e posicionar o símbolo antes do número, tal como acontece com o euro ou o dólar. A pequena alteração de código já foi integrada na base principal do LibreOffice.

Quando chega a nova funcionalidade?

Apesar de o código já ter sido aprovado, os utilizadores terão de esperar mais um pouco. A alteração não foi incluída a tempo do "congelamento de funcionalidades" para a próxima versão 25.8. Segundo o site Phoronix, a expectativa é que o suporte para Bitcoin seja oficialmente lançado no próximo ano, provavelmente com a atualização LibreOffice 26.2.

Uma ofensiva para competir com o Microsoft Office

Este desenvolvimento insere-se numa estratégia mais ampla do LibreOffice para se modernizar e atrair utilizadores do ecossistema da Microsoft. Recentemente, o projeto tem feito um esforço notável para se equiparar ao seu rival, cortejando diretamente os utilizadores de Windows e incentivando a transição para Linux e para a sua suíte de produtividade. Foram até lançados uma série de guias gratuitos para facilitar esta mudança.

Além do suporte para Bitcoin, outras atualizações recentes reforçam esta tendência. A versão beta 25.8 trouxe melhorias no suporte a fontes incorporadas, o que deverá otimizar a interoperabilidade com o PowerPoint. Já a versão 25.2 introduziu o suporte para cabeçalhos em linha no Writer, outra daquelas funcionalidades que os utilizadores provenientes do Word esperam que simplesmente funcione.

Quando esta atualização for implementada, gerir as suas finanças em Bitcoin no LibreOffice Calc tornar-se-á muito mais simples. Bastará selecionar as células desejadas, ir ao separador "Números" na caixa de diálogo "Formatar Células" e escolher Bitcoin na lista de moedas.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech