1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Roblox imagem do jogo

 

A Roblox anunciou esta terça-feira, dia 15 de julho, o lançamento de uma nova plataforma de licenciamento, uma medida estratégica que promete simplificar drasticamente a negociação de propriedades intelectuais para o desenvolvimento de jogos e experiências dentro do seu universo. A novidade é composta por duas ferramentas principais: o Gestor de Licenças e o Catálogo de Licenças.

 

Como funciona a nova plataforma da Roblox?

 

O objetivo é claro: tornar mais fácil e rápido o processo de colaboração entre criadores de conteúdo e grandes marcas. O Gestor de Licenças permite que os detentores de direitos de autor registem as suas marcas e franchises. A partir daí, a ferramenta realiza análises proativas na plataforma para identificar o uso não oficial dessa propriedade intelectual, sugerindo aos criadores a aquisição da licença apropriada. A Roblox estima que esta abordagem reduza o tempo de negociação de meses para meros dias ou até horas.

 

Por outro lado, o Catálogo de Licenças funcionará como uma montra de propriedades intelectuais (IPs) disponíveis. Os programadores e criadores poderão navegar por este catálogo para consultar os termos de cada licença, como a classificação etária adequada e os modelos de partilha de receita. É também nesta área que os interessados se podem candidatar para obter a permissão de uso.

 

Grandes nomes como Stranger Things e SEGA já estão a bordo

 

Para o lançamento, a Roblox já assegurou parcerias com quatro grandes empresas, que disponibilizam um total de nove propriedades intelectuais de renome. Sete destes franchises estão disponíveis de imediato para licenciamento, enquanto dois serão adicionados posteriormente.

A lista de parceiros iniciais inclui:

 

  • Netflix: Stranger Things e Squid Game (Round 6)

  • Lionsgate: Crepúsculo (Twilight), Jogos Mortais (Saw), Divergente (Divergent) e Truque de Mestre (Now You See Me)

  • Sega: Like A Dragon

  • Kodansha (em breve): Blue Lock e That Time I Got Reincarnated as a Slime

 

A empresa confirmou que mais detentores de IPs serão adicionados à plataforma ao longo de 2025, com a intenção de abrir o sistema a todos os candidatos elegíveis nos próximos meses.

 

Uma aposta para o futuro do ecossistema

 

Esta plataforma é uma peça fundamental na visão da empresa para o seu futuro. Manuel Bronstein, Diretor de Produto na Roblox, sublinhou a ambição da companhia:

 

“O nosso objetivo é que 10% de toda a receita de conteúdo de jogos circule no ecossistema da Roblox e beneficie a nossa comunidade. Isto exigirá uma ampla variedade de experiências e oferecerá aos criadores a oportunidade de estabelecer parcerias com os detentores dos direitos das propriedades intelectuais mais conhecidas. O Gestor de Licenças e o Catálogo de Licenças são uma importante ferramenta para tornar mais fácil para os proprietários gerirem e licenciarem as suas propriedades intelectuais em larga escala no Roblox.”

 

Esta iniciativa surge pouco tempo depois de outra aposta na comunidade. No final de junho, a Roblox já tinha lançado um novo programa de Recompensas para Criadores, focado em aumentar os ganhos de quem desenvolve conteúdo para a plataforma.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech