
A Ferrari e a Porsche estão prestes a receber um novo e inesperado concorrente no seu território. A gigante chinesa BYD confirmou oficialmente os seus planos para lançar a Yangwang, a sua marca de veículos elétricos de ultraluxo, no mercado europeu. Esta medida assinala a primeira vez que uma marca chinesa se aventura no segmento mais exclusivo e elitista do setor automóvel na Europa.
Uma ofensiva chinesa no segmento de ultraluxo
Depois de ter introduzido a marca Denza no início deste ano, a BYD prepara-se para uma nova e ambiciosa aposta no continente europeu. A Yangwang representa o pináculo da oferta da BYD, incorporando a tecnologia mais avançada e a performance mais extrema do construtor. A marca já está presente no mercado chinês há cerca de dois anos e meio.
A confirmação foi dada por Stella Li, vice-presidente da BYD, em declarações à publicação Autocar, que afirmou: "o nosso plano é trazer a Yangwang para a Europa", logo após o lançamento da Denza no próximo ano.
A marca de ultraluxo foi lançada em janeiro de 2023, com o primeiro modelo, o Yangwang U8, a chegar ao mercado em setembro do mesmo ano. Pouco depois, em fevereiro de 2024, seguiu-se o supercarro U9.
U8 e U9: um SUV que flutua e um supercarro que dança
Os modelos da Yangwang não se destacam apenas pelo luxo, mas por características verdadeiramente únicas. O U8 é um SUV elétrico de autonomia alargada (EREV), com um design que faz lembrar um Range Rover, mas com uma potência avassaladora de mais de 1.100 cavalos. Vem equipado com funcionalidades surpreendentes:
Modo flutuação: Permite que o veículo flutue literalmente na água.
Tank turns: Capacidade de girar 360 graus sobre o seu próprio eixo.
Consegue atravessar cursos de água mais profundos que um Defender.
Já o Yangwang U9 é um supercarro elétrico capaz de saltar e "dançar", graças ao sofisticado sistema de controlo de carroçaria DiSus-X da BYD. Com quatro motores elétricos que debitam quase 1.300 cavalos de potência, é mais rápido que um Ferrari, cumprindo a aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,36 segundos.
Preços e chegada ao mercado europeu
Na China, o Yangwang U8 tem um preço inicial de 1.098.000 RMB (cerca de 140.000 €), enquanto o U9 começa nos 1.680.000 RMB (aproximadamente 215.000 €). Ambos os modelos serão comercializados na Europa.
Stella Li adiantou ainda que "mais carros estão a caminho", incluindo o Yangwang U7, uma berlina de ultraluxo cujas primeiras unidades foram entregues na China no mês passado. O U7 tem um preço inicial de 628.000 RMB (cerca de 80.000 €).
É crucial notar que estes valores são conversões diretas e não refletem o preço final na Europa. Com a adição de tarifas de 17%, custos de exportação e outros impostos, é esperado que os preços no mercado europeu sejam consideravelmente mais elevados. Mais detalhes serão certamente revelados à medida que a data de lançamento se aproxima.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!