1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Grok logo

A empresa de inteligência artificial de Elon Musk, a xAI, lançou oficialmente o Grok Imagine, o seu novo gerador de imagem e vídeo. A ferramenta está agora disponível para todos os subscritores SuperGrok e Premium+ da rede social X através da aplicação para iOS. Fiel à sua imagem, Musk posiciona o Grok como uma IA sem filtros e disposta a quebrar barreiras, permitindo que os seus utilizadores criem conteúdo para adultos (NSFW).

IA sem filtros chega ao iOS

O Grok Imagine promete transformar simples comandos de texto ou imagens em vídeos de 15 segundos com áudio nativo. A sua característica mais distintiva é a inclusão de um "modo picante", que habilita a criação de conteúdo sexualmente explícito, incluindo nudez feminina parcial, algo que a maioria das suas concorrentes, como a OpenAI, proíbe ativamente.

Esta abordagem mais liberal ao conteúdo gerado por inteligência artificial não é totalmente surpreendente vinda da xAI, que no mês passado já tinha lançado um assistente de IA em formato de anime com um cariz hiper-sexualizado. Contudo, tal como a natureza sem restrições do chatbot Grok se tornou preocupante quando começou a produzir conteúdo de ódio, antissemita e misógino, o Grok Imagine poderá também trazer consequências inesperadas.

Nudez permitida, mas com limites

Apesar da permissividade, existem barreiras para o quão explícito o conteúdo pode ser. Várias tentativas de gerar imagens mais ousadas resultam em criações desfocadas e inacessíveis, indicando que existe um sistema de moderação. Ainda assim, a geração de imagens com seminudez foi confirmada como possível.

A existência de um "modo picante" foi inicialmente reportada pela CNBC, depois de um funcionário da xAI, Mati Roy, ter afirmado numa publicação entretanto apagada no X: "Os vídeos do Grok Imagine têm um modo picante que consegue fazer nudez."

Celebridades na mira, mas com proteção

As limitações atuais do Grok Imagine tornam-se particularmente relevantes quando se considera que o modelo permite criar conteúdo com celebridades. Qualquer figura pública, de Donald Trump a Taylor Swift, pode ser alvo de criações, mas parecem existir restrições adicionais para estes casos. Por exemplo, uma tentativa de gerar uma imagem de Donald Trump grávido falhou, com o Grok Imagine a produzir apenas imagens do ex-presidente a segurar um bebé ou ao lado de uma mulher grávida.

Qualidade impressiona, mas ainda tem caminho a percorrer

Embora ainda esteja numa fase inicial, o Grok Imagine procura competir diretamente com gigantes estabelecidos como o Google DeepMind, a OpenAI, a Runway e outras rivais chinesas. Atualmente, as imagens e vídeos de pessoas gerados pela plataforma ainda caem no chamado "uncanny valley" (vale da estranheza), com a pele das figuras a ter uma aparência cerosa que, por vezes, se aproxima do cartoon.

Ainda assim, o gerador é impressionante. Produz imagens em poucos segundos a partir de um comando de texto e continua a gerar novas opções à medida que o utilizador navega. Essas imagens podem depois ser animadas para criar vídeos estilizados, e a interface é descrita como fluida e intuitiva.

No entanto, o próprio Elon Musk garantiu na rede social X que o modelo "irá melhorar a cada dia".




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech