1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Reddit bloqueia wayback machine

O Reddit está a implementar novas e severas restrições ao acesso do Internet Archive, limitando significativamente a capacidade da Wayback Machine de arquivar o conteúdo da popular plataforma. Esta medida representa um golpe para a preservação da história digital, uma vez que o conhecido arquivo online passa a ser um dos mais recentes alvos na guerra do Reddit pelo controlo dos seus dados.

Com esta alteração, a Wayback Machine, um projeto sem fins lucrativos do Internet Archive, apenas conseguirá rastrear e guardar a página inicial do Reddit. Fica, assim, impedida de aceder e arquivar páginas de subreddits, comentários, detalhes de publicações, perfis de utilizadores e outros dados cruciais que compõem o vasto ecossistema da plataforma.

A corrida ao ouro dos dados de IA

Esta decisão é o passo mais recente do Reddit na sua missão de impedir que empresas de Inteligência Artificial utilizem os seus vastos arquivos de conversas para treinar modelos de linguagem sem pagar as devidas taxas de licenciamento. A suspeita da plataforma é que algumas empresas de IA estariam a contornar as suas regras ao extrair dados através da Wayback Machine.

O licenciamento de dados tornou-se uma fonte de receita fundamental para o Reddit, que já fechou acordos multimilionários com gigantes como a OpenAI e a Google, permitindo que estas usem as suas publicações para treinar os seus modelos de IA.

Uma mudança de postura e ações legais

Esta nova política representa uma inversão notável em relação à posição que a empresa assumiu no ano passado, quando afirmou explicitamente que não limitaria o acesso a "entidades de boa-fé", incluindo o Internet Archive. Não é claro o que motivou a mudança, mas a valorização dos dados para fins de IA parece ser o fator principal.

Ao mesmo tempo que celebra acordos lucrativos, o Reddit tem adotado uma postura cada vez mais rígida contra empresas que tentam utilizar os seus dados sem autorização. No início deste ano, a empresa processou judicialmente a Anthropic, acusando-a de ter extraído dados da plataforma durante anos sem qualquer permissão.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech