1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Internet archive servidores

 

Durante mais de 26 anos, a Internet Archive tem vindo a preservar a história da internet, seja de sites ou software diverso, jogos e outros conteúdos que, de outra forma, poderiam ter sido perdidos no tempo.

 

O Wayback Machine é um dos serviços mais reconhecidos da Internet Archive, e que tem vindo a crescer consideravelmente ao longo do tempo. Quando o serviço foi lançado, em menos de um ano este já tinha cerca de 2 TB de dados armazenados da Internet.

Este valor pode parecer pouco nos dias de hoje, mas faz 26 anos e era algo certamente surpreendente – e caro – de se manter guardado.

 

Hoje em dia, o valor é consideravelmente superior. Existem mais de 700 mil milhões de páginas guardadas sobre o Wayback Machine, num total de 100 petabytes. No entanto, a tarefa não tem vindo a ser facilitada, e parece que a Internet Archive encontra-se a verificar alguns problemas no processo.

 

A entidade sem fins lucrativos afirma que existe cada vez mais dificuldade em preservar a história da internet, em parte derivado dos sites acessíveis apenas sobre pagamento e dos que se encontram “fechados” apenas para certas comunidades – como é o caso do Facebook. Muitos conteúdos destes sites podem acabar perdidos no tempo, e sem registo histórico caso sejam necessários para o futuro.

 

Esta ideia pode vir a piorar ainda mais caso o metaverso realmente se torne uma realidade. Caos isso aconteça, a Internet Archive vai ter de encontrar novas formas de preservar a história da internet, já que o mundo virtual seria consideravelmente diferente daquilo que se encontra atualmente disponível.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech