1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

central de energia nuclear da Google

A aposta das gigantes tecnológicas na energia nuclear continua a ganhar força. A Google anunciou hoje a localização do seu primeiro reator nuclear, um passo significativo no acordo firmado em 2024 com a startup Kairos Power. A central será construída em Oak Ridge, no Tennessee, e representa uma nova era na forma como os data centers são alimentados.

O projeto Hermes 2

A nova central, denominada Hermes 2, ficará instalada em Oak Ridge e fornecerá 50 megawatts de energia à Google. Esta energia será gerida através de um contrato de compra a longo prazo com a Tennessee Valley Authority (TVA), a entidade fornecedora de eletricidade da região.

Este é o primeiro passo de um acordo muito mais ambicioso, que prevê a instalação de múltiplos pequenos reatores modulares (SMRs). O objetivo é alimentar os centros de dados da Google localizados no Condado de Montgomery, no Tennessee, e no Condado de Jackson, no Alabama. O arranque das operações da central Hermes 2 está previsto para 2030.

Uma parceria estratégica para o futuro da energia

Este movimento da Google marca o primeiro acordo corporativo para a compra de energia nuclear gerada por SMRs, consolidando uma parceria entre a gigante da pesquisa, a inovadora Kairos Power e a TVA.

Num comunicado, Don Moul, CEO da TVA, destacou a importância da iniciativa. "A energia nuclear é o alicerce da segurança energética do futuro. O facto de a Google intervir e ajudar a suportar os custos e os riscos de projetos nucleares pioneiros não só ajuda a Google a alcançar as suas metas, como também nos impede de sobrecarregar os nossos clientes com o desenvolvimento dessa tecnologia."

Um investimento a longo prazo em energia limpa

O acordo global entre a Google e a Kairos Power prevê atingir uma capacidade total de 500 MW até ao ano de 2035. Embora os detalhes financeiros específicos do negócio não tenham sido divulgados, a aposta demonstra um compromisso sério com fontes de energia estáveis e livres de carbono para suportar a crescente procura das suas infraestruturas.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech