
Parece uma daquelas decisões que só a Tesla tomaria: remover uma peça fundamental de um automóvel para depois a vender como um extra. A empresa está agora a comercializar uma manete de piscas tradicional para os seus carros Model 3, depois de a ter removido do modelo inicial em favor de botões no volante, uma alteração que gerou bastante controvérsia.
Por enquanto, este acessório está disponível apenas no mercado chinês. Os condutores do Model 3 que queiram reaver uma parte normal de praticamente qualquer outro carro terão de desembolsar 2.499 yuan, o equivalente a cerca de 320 euros.
O preço da normalidade
A decisão de remover a manete de piscas física foi uma das apostas da Tesla para um design mais minimalista, mas acabou por ser um ponto de discórdia para muitos utilizadores, que consideraram os botões no volante menos intuitivos e práticos. Agora, a empresa oferece uma solução, mas com um custo considerável.
No entanto, há um detalhe importante: segundo a loja online da Tesla na China, a manete de piscas para instalação posterior só é compatível com os veículos produzidos a partir de 7 de fevereiro de 2025.
Uma admissão de que talvez tenham ido longe demais
Esta mudança de rumo não é totalmente surpreendente. Apenas um mês antes, a Tesla lançou uma versão renovada do Model Y que reintroduziu a manete de piscas de fábrica. Numa entrevista com Jay Leno, o vice-presidente de engenharia da Tesla, Lars Moravy, comentou a filosofia da empresa de forma reveladora.
"Nós dizemos sempre na Tesla que, se não estivermos a eliminar coisas ao ponto de termos de as reintroduzir, não eliminámos o suficiente. Bem, talvez tenhamos eliminado em demasia", afirmou Moravy na altura.
A possibilidade de comprar esta peça não é uma surpresa completa. O criador Chris Zheng já tinha avançado a notícia em fevereiro na rede social X. Para já, não se sabe se a Tesla planeia disponibilizar este acessório noutros mercados, como o europeu, mas a decisão na China abre um precedente curioso sobre o futuro do design e dos extras da marca.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!