
Na sequência de uma das decisões mais caóticas de Elon Musk no ano passado — o despedimento de toda a equipa de supercarregadores da Tesla —, surge agora uma nova empresa, a Hubber, fundada precisamente por alguns dos talentos que lideraram a expansão da rede no Reino Unido e Irlanda. O objetivo é claro: resolver a "lacuna de carregamento urbano", mas com um foco muito específico.
O "caos" de Musk como ponto de partida
No ano passado, o CEO da Tesla, Elon Musk, tomou a decisão inesperada de despedir todo o departamento de carregamento, uma medida que deixou a indústria automóvel a questionar o futuro daquela que era considerada a melhor equipa de carregamento de veículos elétricos do mundo. Enquanto muitas empresas aproveitaram para contratar estes profissionais experientes, três deles decidiram seguir um caminho próprio.
Harry Fox, Connor Selwood e Hugh Leckie, que enquanto estiveram na Tesla supervisionaram a implementação de 100 estações Supercharger com um total de 1.200 carregadores no Reino Unido e Irlanda, uniram-se para criar a Hubber.
Hubber: uma nova abordagem ao carregamento urbano
A Hubber apresenta-se como uma empresa especializada em carregamento urbano de alta potência, focada em resolver um dos maiores constrangimentos da transição energética: a falta de postos de carregamento rápidos e fiáveis nas grandes cidades. A estratégia passa por adquirir e desenvolver locais urbanos estratégicos, transformando-os em grandes centros de carregamento.
O alvo principal não são os condutores particulares, mas sim os veículos comerciais, como táxis e frotas de entregas de última milha. Segundo a Hubber, um táxi precisa de carregar, em média, cinco vezes mais do que um veículo privado, o que aumenta a necessidade de acesso a carregamento rápido e eficiente. Para estes profissionais, a velocidade e o custo são mais importantes do que as comodidades de um posto de carregamento tradicional.
A experiência da Tesla ao serviço de um novo projeto
Aproveitando a sua vasta experiência, os fundadores da Hubber planeiam adquirir locais que outros poderiam ignorar, como armazéns antigos ou postos de combustível desativados, e adaptá-los para um carregamento de alto débito.
Embora o foco seja a eficiência, os hubs poderão contar com algumas comodidades essenciais para motoristas profissionais, como casas de banho e máquinas de venda automática. O design dos espaços também prevê áreas distintas para veículos ligeiros e para viaturas de entrega maiores, com baias de carregamento mais amplas. A empresa está até a planear um futuro com veículos autónomos, como os da Waymo, que poderão utilizar estes locais para recarregar as suas baterias.
Primeiro hub já tem data de inauguração
Com um investimento já garantido de 60 milhões de libras (cerca de 71 milhões de euros), a Hubber está pronta para arrancar. O primeiro centro de carregamento será inaugurado já na próxima semana, a 20 de agosto, em Forest Hill, no sul de Londres, perto da estação de comboios local.
Este primeiro hub contará com 12 baias de carregamento, equipadas com três carregadores de 150 kW e três de 300 kW (dual-head). A operação ficará a cargo da RAW charging que, para celebrar a inauguração, irá oferecer carregamentos rápidos gratuitos durante a primeira semana de funcionamento. A notícia foi avançada pelo site especializado Electrek.










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