Numa jogada que está a agitar o competitivo mercado de veículos elétricos, Lei Jun, o carismático CEO da Xiaomi, veio a público elogiar a tecnologia de condução autónoma (FSD - Full Self-Driving) da sua rival direta, a Tesla. O elogio surge poucos dias após a Xiaomi ter lançado o YU7, o seu novo SUV elétrico apontado como um dos mais fortes concorrentes ao popular Model Y da Tesla.
O comentário de Lei Jun foi feito na rede social chinesa Weibo, em resposta a uma publicação de Tao Lin, Vice-Presidente da Tesla. A executiva celebrava a primeira entrega de um veículo de forma totalmente autónoma: um Model Y que percorreu cerca de 24 quilómetros desde a Gigafactory da Tesla em Austin, nos EUA, até à casa de um cliente, sem ninguém a bordo e atingindo velocidades de até 115 km/h.
"A Tesla é de facto espantosa. Liderou as tendências da indústria em muitas áreas, especialmente no FSD. Ainda temos muito a aprender", escreveu Lei Jun, reconhecendo a proeza da fabricante norte-americana.
Estratégia ou admiração? A cultura dos "frenemies" na China
Este tipo de interação pública entre diretores de empresas concorrentes não é inédita no panorama tecnológico chinês, onde se utiliza frequentemente o termo "frenemies" (uma mistura de "amigo" e "inimigo" em inglês). Estas demonstrações de respeito mútuo ou provocações amigáveis servem, muitas vezes, como uma forma subtil de marketing.
No passado, assistimos a dinâmicas semelhantes entre William Li, da Nio, e He Xiaopeng, da Xpeng, que já trocaram comentários e até fizeram apostas sobre os objetivos de produção. No entanto, Lei Jun tem levado esta prática a um novo nível. O CEO da Xiaomi interage regularmente com os seus rivais, elogiando as suas tecnologias, como fez com o sistema de troca de baterias da Nio, e convidando-os para os lançamentos dos seus próprios veículos.
O timing de mestre: O novo Xiaomi YU7 entra em cena
O elogio de Lei Jun à Tesla é particularmente interessante devido ao seu timing. A Xiaomi lançou o seu SUV YU7 no dia 26 de junho em Pequim, posicionando-o como um concorrente direto do Tesla Model Y, que foi o grande motor de vendas da Tesla na China em 2024, com 480.309 unidades entregues.
O lançamento do YU7 foi um sucesso estrondoso, com a marca a anunciar a receção de 289.000 encomendas numa hora e 240.000 encomendas firmes (com depósitos não reembolsáveis) nas primeiras 18 horas. Este novo modelo da Xiaomi junta-se a uma crescente lista de rivais do Model Y no mercado chinês, que inclui propostas da Xpeng, Deepal, Zeekr e BYD.
A batalha da tecnologia: FSD da Tesla vs. ADAS da Xiaomi
Enquanto o FSD da Tesla é aclamado por Lei Jun, a Xiaomi aposta no seu próprio sistema de assistência à condução, o Xiaomi Assisted Driving Pro. Este sistema é alimentado pelo potente chip Nvidia Drive AGX Thor, que oferece 700 TOPS (triliões de operações por segundo) de capacidade de processamento.
Apesar da tecnologia de ponta, as análises ao sistema da Xiaomi descrevem o seu desempenho como "bastante conservador". No entanto, a gigante chinesa tem uma vantagem estratégica importante: ao contrário do FSD da Tesla, que é um extra opcional e dispendioso, o Xiaomi Assisted Driving Pro vem incluído de série em todos os modelos, uma prática cada vez mais comum entre as fabricantes chinesas de veículos elétricos. Este elogio público, vindo do líder de uma das maiores concorrentes, não só valida a liderança da Tesla em condução autónoma, como também intensifica a curiosidade sobre como a Xiaomi planeia "aprender" e evoluir a sua própria tecnologia para competir no futuro.
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