1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Microsoft OneNote

A Microsoft anunciou oficialmente o fim do suporte para a aplicação OneNote para Windows 10, uma das duas versões do popular serviço de anotações. A data está marcada para 14 de outubro de 2025, coincidindo com o fim de vida do próprio sistema operativo Windows 10.

A gigante tecnológica pretende concentrar todos os seus esforços na aplicação mais robusta e moderna, conhecida simplesmente como "OneNote on Windows", unificando a experiência para todos os utilizadores. A decisão foi comunicada numa publicação no blog da Comunidade Técnica da Microsoft.

O que acontece após a data limite?

Após o dia 14 de outubro de 2025, a aplicação OneNote para Windows 10 entrará num modo de "apenas leitura". Isto significa que os utilizadores não poderão mais editar as suas notas, criar novo conteúdo ou sincronizar as suas informações com a nuvem. Além disso, a aplicação deixará de receber quaisquer atualizações de segurança ou de qualidade, tornando-se obsoleta e potencialmente vulnerável.

Como fazer a transição para a nova aplicação

A Microsoft incentiva todos os utilizadores a migrar para a nova aplicação OneNote o mais rapidamente possível para evitar interrupções no futuro. O processo recomendado é relativamente simples para a maioria dos consumidores.

Primeiro, deve garantir que todos os seus blocos de notas estão sincronizados com a nuvem. De seguida, um aviso na própria aplicação irá guiá-lo para a Microsoft Store, de onde poderá descarregar e instalar a versão mais recente do OneNote. Após a instalação, basta iniciar sessão com as suas credenciais para que todo o seu conteúdo seja sincronizado.

Para administradores de TI em ambientes empresariais ou de educação, a Microsoft disponibilizou guias de migração dedicados para facilitar a transição em larga escala.

As vantagens da nova experiência OneNote

A empresa destaca que a aplicação unificada do OneNote oferece um desempenho superior, sincronização mais rápida, maior segurança e um leque de funcionalidades mais vasto. Como incentivo adicional, a Microsoft adiantou que futuras atualizações trarão uma integração profunda com o Copilot, o assistente de inteligência artificial que permitirá, por exemplo, a geração de notas de forma automática.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech