Falta pouco menos de seis meses para o Windows 10 chegar ao fim de suporte oficial, tornando-se assim num sistema sem atualizações regulares por parte da Microsoft. Esta medida era algo que já estava previsto faz algum tempo, e a Microsoft tem vindo a alertar para tal.
A par com esta, algumas das aplicações no sistema preparam-se agora para serem também descontinuadas. Uma das primeiras é o OneNote, que agora foi confirmado que vai deixar de ser oficialmente suportado.
Segundo a Microsoft, a partir de 14 de Outubro de 2025, o OneNote para o Windows 10 vai deixar de ser suportado no sistema. Isto indica que, embora o mesmo ainda possa continuar a funcionar na normalidade – tal como o sistema operativo – a aplicação não vai receber mais atualizações ou novidades, e deixará de receber correções oficiais.
A Microsoft recomenda os utilizadores a migrarem para o OneNote existente dentro do pacote da Microsoft 365. Eventualmente, algumas das funcionalidades da aplicação podem deixar de funcionar, como é o caso da sincronização de conteúdos.
Alguns utilizador têm vindo a receber mensagens a notificar para o fim de algumas funcionalidades dentro da app faz mais de um ano, mas parece que agora chega a confirmação oficial do fim.
A ter em conta que a medida apenas afeta quem se encontre com o OneNote no Windows 10. Quem use o OneNote dentro do Windows 11 ou como parte do Microsoft 365 pode continuar a usar o mesmo na normalidade, visto que vai continuar a ser suportado por inteiro.
Embora o OneNote seja visto como uma aplicação mais focada para alguns nichos, ainda contava com algumas funções interessantes, como a capacidade de manter notas e ideias sincronizadas entre diferentes dispositivos e a sua forte integração com o Windows e Copilot.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!