
A equipa por detrás do elementary OS acaba de anunciar o lançamento da versão 8.0.2, uma atualização focada em refinar a experiência de utilização, com novidades importantes que vão desde o coração do sistema até às aplicações do dia a dia. Os destaques vão para a inclusão de um novo Kernel Linux, melhorias significativas de acessibilidade e uma série de correções que prometem mais estabilidade.
Um coração renovado com o Kernel Linux 6.14
O grande destaque vai para a inclusão do Kernel Linux 6.14, que traz consigo um aumento de desempenho notável, especialmente para os adeptos de videojogos. Graças ao novo subsistema ntsync, a emulação de jogos Windows através do Proton torna-se mais eficiente. Além disso, esta versão do kernel promete um consumo de energia mais reduzido em determinados processadores AMD e Intel.
As novidades não ficam por aqui. O novo kernel adiciona suporte para o SoC Qualcomm Snapdragon 8 Elite, introduz um novo controlador para aceleradores Ryzen AI NPUs da AMD, melhora a compatibilidade com mais comandos de jogos e reforça a segurança geral do sistema.
Instalação mais acessível para todos
A pensar na inclusão, o instalador do elementary OS recebeu uma atenção especial. Após testes dedicados, a equipa de desenvolvimento melhorou as etiquetas e o feedback para leitores de ecrã em várias fases da instalação, desde a escolha do disco até à encriptação. Agora, a qualidade da palavra-passe, por exemplo, é comunicada de forma mais clara pelo leitor de ecrã. Foram também adicionadas verificações para prevenir falhas durante instalações personalizadas com esquemas de partições complexos.
Aplicações afinadas para uma melhor experiência
Diversas aplicações nativas foram atualizadas para oferecer mais funcionalidades e estabilidade. A aplicação de Música, por exemplo, conta agora com uma gestão de filas de reprodução muito superior e um desempenho otimizado para lidar com listas de faixas extensas. Uma das funcionalidades mais pedidas pelos utilizadores, a pesquisa por nome da faixa, foi finalmente implementada. A aplicação passa também a guardar a fila e a última música tocada ao ser fechada.
Já a aplicação de Terminal viu vários bugs corrigidos. Foi resolvido um problema persistente em que o foco do teclado não estava no primeiro separador ao abrir uma nova janela e corrigida uma falha que cortava o texto colado que contivesse o caracter "#".
Outras melhorias incluem a correção de um erro que fazia a aplicação de Captura de Ecrã falhar com imagens muito altas e a garantia de que as capturas são guardadas corretamente em locais personalizados. As aplicações de Câmara e Vídeos também foram afinadas para que os seus menus principais possam ser acionados pelo atalho de teclado F10.
Para mais detalhes técnicos sobre todas as alterações, pode consultar o anúncio oficial no blog do elementary OS.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!