1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

AMD Project Amethyst

 

Ainda estamos a desfrutar do que a PlayStation 5 tem para oferecer, mas os rumores sobre a sua sucessora já começaram a surgir. De acordo com Kepler, um conhecido leaker com um histórico fiável de informações sobre a AMD, a Sony estará a planear o lançamento da PlayStation 6 para 2027. A informação foi partilhada no fórum NeoGAF, com a ressalva de que "atrasos inesperados" ainda podem ocorrer.

 

Um ciclo de vida de sete anos

 

Se esta data se confirmar, a Sony manterá o ciclo de vida de sete anos para as suas consolas, uma duração semelhante à que vimos na transição da PlayStation 4 para a PlayStation 5. A principal diferença estaria no tempo de vida da versão Pro. A PS4 Pro foi lançada três anos após o modelo base e quatro anos antes da chegada da PS5. Já a PlayStation 5 Pro, lançada quatro anos depois da PS5, teria apenas três anos de mercado até à chegada da sua sucessora.

 

A tecnologia que vai potenciar a próxima geração

 

Curiosamente, a tecnologia que poderá estar no coração da PlayStation 6 já poderá ter sido sugerida. Num vídeo recente, Mark Cerny, o arquiteto de sistemas da PlayStation, detalhou várias inovações tecnológicas que apareceriam numa "nova consola dentro de alguns anos". Se o rumor de 2027 for verdadeiro, esse futuro está a apenas dois anos de distância. As tecnologias mencionadas incluem:

 

  • Radiance Cores: Unidades de hardware dedicadas a acelerar os cálculos de ray tracing, libertando os núcleos principais do processador gráfico para se focarem no resto da cena renderizada, o que deverá resultar num aumento significativo do desempenho gráfico.

  • Neural Arrays: Aceleradores de Inteligência Artificial (IA) integrados diretamente na arquitetura do GPU. Foram desenhados para lidar com tarefas de machine learning de forma nativa no hardware da consola, alcançando uma eficiência muito superior aos métodos atuais.

  • Universal Compression: Uma nova tecnologia de compressão agnóstica de dispositivo que reduz o tamanho de texturas, geometria e outros recursos dos jogos sem perdas de qualidade visíveis. O objetivo é otimizar a largura de banda da memória e o armazenamento, permitindo que os jogos carreguem mais depressa e funcionem de forma mais eficiente.

 

Embora esta geração de consolas ainda tenha alguns trunfos na manga, como os muito aguardados The Witcher IV e The Elder Scrolls VI, a indústria não para e os planos para o futuro da Sony e da AMD parecem já estar bem definidos para a próxima grande evolução no mundo dos videojogos.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech