1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Amazon Echo Show

 

A Amazon lançou recentemente novos dispositivos Echo equipados com Alexa, mas a novidade trouxe consigo uma experiência caótica: os ecrãs inteligentes da gama Echo Show foram invadidos por anúncios agressivos de ecrã inteiro.

 

A publicidade não é uma novidade nos produtos da Amazon. Há muito que existem leitores Kindle com anúncios em troca de um preço mais baixo, e o próprio Prime Video já inclui publicidade. Até os dispositivos Alexa já mostram anúncios há alguns anos, mas, até agora, a experiência era relativamente discreta.

Essa realidade mudou drasticamente com a chegada dos novos modelos. Segundo um relato do The Verge, os anúncios surgem com uma frequência alarmante, chegando a interromper a exibição de fotografias pessoais num Echo Show 8. Pior ainda, não existe qualquer opção para os desativar.

 

De forma subtil, os anúncios não são identificados como tal. A Amazon refere-se a eles como "destaques" de produtos que podem interessar ao utilizador. Esta mudança parece estar ligada à introdução do assistente de IA, Alexa Plus, e a um novo programa de publicidade para o ecrã inicial lançado nos EUA, Reino Unido e Alemanha, que visa aumentar as receitas da divisão de Dispositivos e Serviços da empresa.

 

A justificação da Amazon e a revolta dos utilizadores

 

Confrontado pela publicação, Panos Panay, chefe da divisão, defendeu que os anúncios, se forem relevantes, não são publicidade, mas sim um "extra" para ajudar os clientes. Contudo, admitiu que, de momento, a sua exibição é aleatória, o que explica por que motivo os utilizadores recebem sugestões de produtos nos quais não têm qualquer interesse.

 

A reação da comunidade não se fez esperar. No Reddit, multiplicam-se as queixas de utilizadores frustrados. Muitos afirmam ter desligado os seus Echo Show da tomada devido à natureza intrusiva da publicidade, enquanto outros foram mais longe, cancelando a subscrição do Amazon Prime e optando por altifalantes de outras marcas. A experiência desagradável levanta questões sobre o futuro, com os utilizadores a temerem o que se segue: anúncios áudio nos altifalantes?




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech