1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Amazon Echo Dot

 

Com os dispositivos da Internet das Coisas a registarem cada vez mais informação, torna-se também cada vez mais difícil de se manter um controlo sobre os dados recolhidos, o que levanta várias questões ao nível de privacidade.

 

A maioria dos fabricantes tenta implementar medidas para combater esses receios de privacidade, mas nem sempre os mesmos são suficientes – sobretudo se forem mal implementados.

No caso da Amazon, e dos seus Amazon Echo Dots, um novo estudo aponta que a informação dos utilizadores pode permanecer nos dispositivos durante bastante mais tempo do que seria suposto.

 

Os investigadores revelaram ter descoberto que a grande maioria dos Amazon Echo Dots não removem a informação pessoal do utilizador quando é feito o reset de fábrica ao mesmo – algo que deveria ser aplicado para garantia de privacidade. Num teste feito a 86 dispositivos da Amazon, foi possível recuperar informação dos mesmos usando técnicas algo simples para recuperação de dados.

 

Apesar de os dados serem eliminados do sistema, na realidade estes ainda se encontram armazenados de alguma forma sobre a memória do dispositivo, que com recurso a algumas ferramentas básicas de recuperação de dados podem ser recolhidos. Entre os dados encontram-se senhas de redes Wi-Fi, o MAC do router, logins da Amazon entre outra informação considerada como privada.

 

Isto pode ser sobretudo grave caso os utilizadores realizem o reset para efeitos de venda do Amazon Echo Dot, onde a informação pode continuar presente no dispositivo e acessível para terceiros no futuro.

 

Isto pode também comprovar-se neste estudo, tendo em conta que, dos 86 Amazon Echo Dots usados para testes, estes teriam sido adquiridos em mercados como o Ebay em segunda mão, com apenas 6 dispositivos que foram adquiridos como novos pela Amazon e colocada informação dos próprios investigadores.

Em alguns dos casos os antigos donos nem se preocuparam em realizar o reset do dispositivo, mantendo toda a informação inalterada nos mesmos e completamente acessível para estranhos.

 

De notar que a Amazon afirma que, com o reset de fábrica, toda a informação dos Amazon Echo Dots é eliminada de forma permanente, para garantir a segurança e privacidade dos utilizadores – algo que, no final, não se verifica na totalidade.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech