1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 11 reset

 

O Windows 10 e Windows 11 possuem uma útil funcionalidade que permite realizar o “reset” do sistema, reinstalando o mesmo de origem e eliminando todos os dados no processo. Esta é uma útil funcionalidade para os utilizadores que pretendam começar do zero, e facilita consideravelmente a tarefa de reinstalação.

 

No entanto, parece que recentes atualizações para esta funcionalidade estão a fazer com que alguns dados dos utilizadores não sejam completamente apagados. Normalmente a função elimina todos os dados do sistema, garantindo que não se possui acesso a ficheiros anteriores.

No entanto, desde o Windows 10 e 11 da versão 21H2 que alguns ficheiros são mantidos entre “resets”.

 

Isto poderá ter consequências graves, sobretudo tendo em conta que alguns sistemas podem ser feitos de reset para fins como vender a terceiros. Indevidamente os utilizadores podem estar a enviar dados sensíveis para terceiros devido a este bug.

 

De acordo com a descoberta de Rudy Ooms, a funcionalidade de reset do Windows não se encontra a eliminar dados que se encontrem sobre a pasta “Windows.old”, normalmente usada para manter ficheiros entre atualizações do Windows. Dentro desta pasta podem existir ficheiros sensíveis dos utilizadores e informação pessoal.

 

De notar que esta falha apenas afeta os utilizadores com o Windows 10 ou 11 nas versões 21H2. A Microsoft ainda não confirmou oficialmente o problema, e até ao momento desconhece-se o número de utilizadores que podem estar afetados.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech