
O Google Chrome continua a ser o navegador dominante no mercado, deixando a concorrência a uma distância considerável. Recentemente, a empresa lançou uma atualização focada em proporcionar uma experiência de navegação mais tranquila ao reduzir o excesso de notificações. Agora, a Google parece estar empenhada em agradar os utilizadores e prepara-se para introduzir uma forma de ocultar os resultados de pesquisa patrocinados.
Quando se realiza uma pesquisa na Google, é comum ver resultados patrocinados a ocupar as primeiras posições. Estes links pertencem a anunciantes que pagaram para obter destaque em pesquisas relevantes. Embora possam ser úteis em certas ocasiões, muitos utilizadores ignoram-nos ou encaram-nos com desconfiança.
Uma mudança de visual para mais transparência
Parece que, após quase duas décadas desde a introdução dos resultados patrocinados, a Google percebeu que os seus utilizadores valorizam um acesso mais direto à informação que procuram. Nesse sentido, está a renovar a interface de como estes anúncios são apresentados.
Todos os resultados patrocinados baseados em texto passarão a ser agrupados sob uma única e mais visível etiqueta de "Resultados Patrocinados". A Google espera que esta nova rotulagem identifique os anúncios de forma mais proeminente, alinhando-se com as práticas da indústria.
Um clique para esconder, mas com um senão
A par da mudança visual, a gigante tecnológica vai também lançar um botão que permite esconder todos os resultados patrocinados com um único clique. No entanto, há um pequeno truque: o botão está localizado abaixo de todos os anúncios, o que significa que terá de os ver antes de os poder ocultar.
Além disso, parece não haver, para já, uma forma de tornar esta alteração permanente. Isto obriga o utilizador a clicar no botão sempre que realizar uma nova pesquisa e quiser esconder a publicidade.
Embora seja improvável que a Google elimine completamente os anúncios da sua pesquisa, uma vez que representam uma fatia significativa das suas receitas, é um passo encorajador ver a empresa a oferecer um pouco mais de controlo nativo sobre a experiência de navegação. A Google já começou a implementar esta novidade a nível global no Chrome para telemóvel e computador, pelo que deverá ficar disponível para todos os utilizadores em breve.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!