1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google pesquisa

 

Seguindo o que foi acordado com a União Europeia, a Google terá de começar a questionar os utilizadores a partir do próximo ano sobre qual será o motor de pesquisa que os mesmos pretendem utilizar sobre o Android e Google Chrome.

 

A medida foi estipulada depois de as autoridades na UE terem considerado que a empresa estaria a utilizar o Android para estabelecer um monopólio sobre o motor de pesquisa no sistema. Por padrão, o Google é considerado o sistema de pesquisa padrão do Android e do Chrome, mas esta medida leva a que outros sistemas de pesquisa sejam desconsiderados logo à partida, dando uma vantagem injusta para a Google.

 

A medida irá aplicar-se tanto a novos dispositivos Android vendidos no mercado como aos existentes. A partir do próximo ano, os utilizadores terão de escolher qual o motor de pesquisa padrão que pretendem utilizar.

Por sua vez, os sistemas de pesquisa interessados podem escolher em que países poderão surgir. A Google irá abrir um leilão para os sistemas de pesquisa interessados em integrar o mesmo. Quando um determinado sistema for escolhido, esse motor de pesquisa deve pagar à empresa uma determinada quantia – de valores ainda desconhecidos – para ser o padrão dentro do sistema Android.

 

janela de escolha do motor de pesquisa

 

Além disso, funcionalidade dentro do próprio sistema que utilizem o motor de pesquisa da Google – como é o caso de widgets – também seriam alterados para corresponderem à opção escolhida pelo utilizador – desde que os respetivos motores de pesquisa escolhidos tenham essas mesmas funcionalidades também criadas e adaptadas para o sistema.

 

A medida, apesar de ir de encontro ao que as autoridades da UE pretendiam, ainda assim não deve causar grande impacto na Google. A maioria dos utilizadores continuam a optar por utilizar a pesquisa da empresa de qualquer forma, a qual é consideravelmente superior em resultados às alternativas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech