1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

comando da playstation 5

O mercado de videojogos nos Estados Unidos enfrentou um mês de novembro particularmente difícil, com as vendas de hardware a registarem uma queda acentuada. De acordo com os dados partilhados pelo analista Mat Piscatella (Circana), o investimento total em consolas fixou-se nos 695 milhões de dólares (cerca de 655 milhões de euros), o que representa um recuo de 27% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Este é o valor mais baixo investido em hardware num mês de novembro desde os 455 milhões de dólares registados em 2005. Em termos de volume, foram vendidas apenas 1,6 milhões de unidades, o pior registo para este mês desde 1995, ano em que o mercado contabilizou apenas 1,4 milhões de máquinas vendidas.

Preços elevados afastam os consumidores

A subida generalizada dos preços terá contribuído negativamente para este desempenho. Mesmo com a PlayStation 5 e as consolas Xbox a completarem cinco anos no mercado, os consumidores deparam-se com valores mais altos devido aos agravamentos de preço aplicados este ano. O preço médio de uma consola nova atingiu um máximo histórico para o mês de novembro, situando-se nos 439 dólares (aproximadamente 415 euros), um aumento de 11% face a 2024.

Ainda assim, a PlayStation 5 conseguiu segurar a liderança, sendo o hardware mais vendido tanto em unidades como em valor gerado. Esta é a primeira vez que a máquina da Sony ocupa o primeiro lugar desde o lançamento da Nintendo Switch 2, que ficou na segunda posição em ambas as categorias. No que toca ao volume de faturação, a família de consolas da Microsoft garantiu o terceiro posto.

Mudança de estratégia na saga Call of Duty

No campo do software, Call of Duty: Black Ops 7 dominou as tabelas de vendas, mas nem o sucesso isolado do título impediu uma quebra nas receitas totais da franquia. As vendas da saga sofreram um declínio de dois dígitos quando comparadas com novembro de 2024.

Perante este cenário, a Activision já confirmou que irá alterar o seu modelo de lançamentos futuros. A empresa planeia evitar o lançamento consecutivo de títulos das subséries Modern Warfare ou Black Ops, procurando uma maior rotatividade entre os seus estúdios para manter o interesse dos jogadores e a sustentabilidade da marca.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech